
Depois de ter lido a nota da autora, reflecti um pouco no papel da mulher na guerra, a II neste caso. Lutou e apoiou em tempos de guerra o seu país mas acabada ela, a moralidade voltou e tentou confiná-la de novo às quatro paredes do lar. Com uma educação sexual quase inexistente, quem se atrevesse a colocar "o pé fora do baralho" e engravidasse, era imediatamente afastado da família numa tentativa de esconder "a pouca vergonha" sendo que "as culpas" iam directamente para quem carregava o novo ser... As adopções forçadas, os "lares" para os quais elas eram enviadas até o problema desaparecer eram uma constante. Muito interessantes as notas da autora.
O enredo passa-se maioritariamente em Londres, em duas épocas temporais: 1958 e 2000. É através de duas narradoras que nos contam a sua história na primeira pessoa que vamos tomando conhecimento deste enredo fabuloso, cheio de mistério, que nos envolve e nos apaixona. Sem ser melodramático, toca o leitor e viajamos no passado juntamente com as personagens.
A leitura foi compulsiva. Gosto tanto quando as páginas voam sem que me aperceba delas... Com uma escrita tão simples quanto apelativa, a autora mostra-nos um pouquinho da sua prodigiosa imaginação. O enredo é ficcionado sim, mas poderia ter acontecido na realidade. E é este sentimento de que o que se lê poderia ser verdade que me apaixonou completamente.
Nota máxima à escrita da autora, que me arrebatou por completo. As personagens são credíveis, os seus sentimentos são por nós partilhados. Uma empatia perfeita, tanto com Addie como com a sua māe, Elizabeth.
Livro de capa dura, como deveriam ser todas. Título perfeito e foto da capa que tem tudo a ver. Recomendo sem reservas!
Terminado em 5 de Março de 2019
Estrelas: 6*
Sinopse
1958. A bela e inocente Elizabeth Holloway vai passar o verão a Hartland, uma magnífica propriedade no litoral do condado de Sussex, no Sul de Inglaterra.
Para a jovem, os Shaws são um modelo de sofisticação. Contudo, quando Elizabeth se apaixona, ninguém a avisa de que os seus sonhos são perigosamente ingénuos. Quarenta anos mais tarde, a filha de Elizabeth, Addie, encontra uma estranha à sua porta que afirma ser sua irmã gémea. Addie recusa-se a acreditar na declaração - até que o seu pai admite que as circunstâncias do seu nascimento não foram as que ela supõe.
A revelação desafia tudo o que Addie achava que sabia sobre a mulher brilhante e difícil que tinha sido a sua mãe. Agora, ela e a sua nova irmã Phoebe vão descobrir a extraordinária história de uma criança perdida, e o segredo de um verão radioso que mudou a vida de uma mulher para sempre.
Cris
Sem comentários:
Enviar um comentário