Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

quinta-feira, 3 de novembro de 2022

"Todos os Lugares Desfeitos" de John Boyne

Sei que é possível ler este livro sem ter lido O Rapaz do Pijama às Riscas (opinião aqui) mas não sabem o que perdem se considerarem essa hipótese! É um livro que fica na memória e o final não é esquecido. Nunca! E eu que sou a esquecida mor e que passado um tempo fico só com a sensação positiva ou negativa que um livro me fez sentir, não esqueço esse livro. Tampouco esse final.

Lógico que queria ler, um pouco receosa acreditem, esta sequela. Parabenizo, desde já, o autor porque soube pegar na história de uma forma muito especial e faz com que o leitor se coloque empaticamente ao lado de Gretel e as analepses constantes fazem-nos caminhar para o seu passado e para esse primeiro livro tão especial. Ao longo de toda a narrativa são desvendados pequenos mistérios que fazem com que o puzzle final faça todo o sentido.

Gretel tem 91 anos, é alemã, e vive em Londres há muitos anos, num apartamento que não quer vender por razões que, ainda, desconhecemos. O seu corpo dá sinais de fraqueza mas a sua mente está activa. Não fala do seu verdadeiro passado. Criou uma história que repete quando a questionam sobre a Segunda Guerra e sobre o que lá se passou. Não conta nunca quem foi o seu pai, como ultrapassou junto com a mãe os anos do pós guerra. Nem eu aqui vou contar, e, se conseguirem, caso não tenham lido O Rapaz do Pijama às Riscas, não leiam a sinopse. 

Contada em discurso directo, esta história tem tudo para vos envolver completamente como me aconteceu a mim. Às vezes, o passado volta para nos obrigar a repensar o presente, as nossas atitudes e resoluções e, para nos lembrar que podemos sempre alterar e mudar para melhor.

Só houve um pequeno detalhe no desenlace desta história ficcionada que me pareceu excessivo mas, na realidade, não saberia dar outra alternativa. Porque para quem já leu posso afirmar: "assim ficou tudo resolvido e houve um ponto final como a vida real às vezes não dá".

Adorei e recomendo.

Terminado em 18 de Outubro de 2022

Estrelas: 5*

Sinopse

Gretel Fernsby tem 91 anos e vive em Londres há décadas, sempre no mesmo quarteirão de luxo. Leva uma vida confortável e tranquila, apesar do seu passado sombrio. Nunca fala da sua fuga da Alemanha, mais de setenta anos antes. Nunca fala dos anos do pós-guerra, passados em França com a mãe. Sobretudo, nunca fala do pai, o comandante de um dos mais infames campos de concentração nazis.

É então que uma jovem família se muda para o apartamento por baixo do seu, e Gretel acaba por fazer amizade com Henry, o filho do casal, apesar de o seu rosto lhe trazer memórias que ela prefere esquecer. Quando Gretel é confrontada com a escolha entre a sua própria segurança e a de Henry, sabe que está perante a oportunidade de expiar a sua culpa, mesmo que isso a obrigue a revelar os segredos que passou a vida a proteger.

Todos os lugares desfeitos é uma história devastadora e imensamente bela sobre uma mulher marcada por um terrível passado e por um presente onde nunca é tarde para a coragem e para a redenção.

Cris

3 comentários: