Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

sexta-feira, 4 de novembro de 2022

"Léxico Familiar" de Natalia Ginzburg

Como tinha lido "A Caminho da Cidade" (opinião aqui) e gostado muito, tinha expectativas muito altas sobre este livro. Estava à espera de um relato mais pessoal sobre a vida da escritora, pese embora ela tenha esclarecido, no princípio do livro, numa Advertência, que não era isso a que se propunha. "E há ainda muitas coisas que, apesar de as recordar, deixei por escrever; e entre elas muitas que me diziam diretamente respeito."

Foi precisamente disso que aqui senti falta. Muitos acontecimentos familiares e ocorridos entre amigos, alguns escritores, e os aspectos de sua vida contados de uma forma rápida, fria, distante. Sei que muitos amigos gostaram muito desta obra mas eu queria um pouco mais de emoção na escrita. Mas depois de termos comentado a vida desta autora num grupo de leitura a que pertenço, fiquei a perceber melhor o quanto esta escrita é trabalhada, no sentido de ser muito vivida, e o quanto é fruto de uma reacção natural a várias vivências muito marcantes. A reacção a traumas, muitas vezes, leva o indivíduo a falar ao de leve nesses assuntos, pondo um ponto final nos mesmos. Esta escrita, que senti fria, creio ter sido a forma encontrada pela autora de seguir em frente com a sua vida. 

Para além deste aspecto gostei muito de conhecer o ambiente vivido em Itália durante o século XX,  através dos elementos da sua numerosa família de descendência judia e antifacista, os anos marcados pelas políticas de Mussolini, da II Guerra.  As torturas, a fome, as prisões mas também a luta pela liberdade. 

Experimentem e digam de vossa justiça. Estou curiosa com outra obra, "Foi Assim", e quero ver se a descubro em segunda mão.

Terminado a 23 de Outubro de 2022

Estrelas: 4*

Sinopse

Léxico Familiar é o principal livro de Natalia Ginzburg e um clássico da literatura italiana contemporânea. A narrativa acompanha a vida dos Levi, que viveram em Turim entre 1930 e 1950, período em que se assiste à ascensão do fascismo, à Segunda Guerra Mundial e aos acontecimentos que se lhe seguiram. Natalia, uma das filhas do professor Levi, foi testemunha dos momentos íntimos da família e dessa conversa entre pais e irmãos que se converteu num idioma secreto. Nesta narrativa de pendor autobiográfico, os acontecimentos quotidianos misturam-se com reflexões que mantêm toda a atualidade.

O livro venceu em 1963 o Prémio Strega.

Cris

2 comentários: