Annie recorda um episódio de sua vida ocorrido quando tinha 23 anos e era uma brilhante estudante universitária. Não é spoiler se vos disser que Annie engravida e relata aqui o que esse acontecimento lhe provocou. Estava-se em França , em 1963, e o aborto era ilegal.
Quarenta anos mais tarde, as suas memórias estão ainda vivas e apoia-se nas frases singelas, mas que não a trairiam se fossem descobertas na época, dos seus cadernos de apontamentos de então.
Que dizer?
Primeiro que está brilhantemente bem escrito, depois a autora consegue captar com exactidão o ambiente externo e interno vivido por ela. A onda de crítica velada com que foi brindada pelos seus pares, as condições insalubres existentes para quem se atrevia a contrariar as leis, as suas próprias sensações. Um voltar ao passado que não deixa o leitor indiferente.
Tão pequeno e tão bom este livrinho! Fiquei curiosa com o seu livro "Um Lugar ao Sol" e pretendo ir buscá-lo à biblioteca.
Terminado em 17 de Novembro de 2022
Estrelas: 6*
Sinopse
Uma jovem de 23 anos, estudante universitária brilhante, descobre que está grávida. Tomada pela vergonha, consciente de que aquela gravidez representará um falhanço social para si e para a sua família, sabe que não poderá ter aquela criança. Mas, na França de 1963, o aborto é ilegal e não existe ninguém a quem possa acorrer.
Quarenta anos mais tarde, as memórias daquele acontecimento continuam presentes, num trauma impossível de ultrapassar e cujas sombras se estendem para além da história individual.
Escrito com uma clareza acutilante, sem artifícios, este é um romance poderoso sobre sofrimento, justiça e a condição feminina. Escrito por Annie Ernaux em 1999, foi adaptado ao cinema em 2021 por Audrey Diwan, num filme vencedor do Leão de Ouro em Veneza.
Cris
Gostei da publicação. Obrigada pela partilha!!
ResponderEliminar.
Sinto o peso do tempo na melancolia
.
Beijo. Bom fim de semana!
Tb gostei muito. Descreve bem a crueza dos factos e fos tempos por ela vividos...
ResponderEliminarObrigada pela opinião 😊
ResponderEliminarMais um livro a adicionar aos tantos que gostava de ler.
ResponderEliminaroutro para a minha lista....
ResponderEliminar