Paco Roca foca-se aqui em vários episódios verídicos ocorridos no fim da Guerra Civil Espanhola e durante a II Guerra Mundial. Como diz Pedro Bouça, na introdução preciosa que faz para um melhor entendimento destes dois volumes, os refugiados republicanos que fugiram de Espanha e tão mal recebidos foram pelos países que os acolheram, "acabaram por se revelar afinal extremamente preciosos para o país que os acolheu". É em torno destes refugiados espanhóis que Paco Roca, uma vez mais, transforma uma história da História numa obra prima das artes.
1939, fim da Guerra Civil Espanhola, fascistas no poder e republicanos em debandada para França. Aqui cabiam-lhes 3 hipóteses: ou eram repatriados para Espanha, ou alistavam-se na Legião Estrangeira ou eram condenados a trabalhos forçados. Aquando da II Guerra, muitos dos condenados a trabalhos forçados, optaram por pegar em armas de novo contra os nazis. Formou-se a 9ª Companhia, conhecida por "La Nueve", e que acabou por ser a primeira unidade a entrar e libertar Paris no fim da guerra.
Miguel Ruiz terá sido um destes homens. Intercalando passado e presente, Paco Roca surge como um personagem na actualidade, entrevistando Miguel Ruiz, ácerca da sua participação em "La Nueve".
Um dos aspectos que mais gostei nesta obra foram os dois espaços temporais diferenciados pela mancha de cor: o passado surge com cores escuras e o presente é monocromático, o que faz com que o nosso cérebro se habitue rapidamente e distinga na perfeição os dois espaços temporais.
Gostei muito.
Terminados em 19 de Novembro de 2022
Estrelas: 5*
Sinopse
Nomeação Melhor Álbum de Autor Estrangeiro editado em Portugal no Amadora BD 2018 Através das recordações de Miguel Ruiz, republicano espanhol exilado em França, Paco Roca conta-nos a história de La Nueve, uma unidade militar formada maioritariamente por veteranos espanhóis republicanos da Guerra Civil, que participou em momentos chave da Segunda Guerra Mundial, desde o desembarque na Normandia à libertação de Paris.
Ao longo de alguns dias de conversas com um sobrevivente da Guerra Civil espanhola e da Segunda Guerra Mundial, o autor evoca a história de um grupo de espanhóis republicanos que lutou sob as ordens do General Leclerc contra o nazismo.
Entre a quase monotonia dos dias que Paco Roca passou junto desse veterano, e os momentos de violência e emoção da guerra, o leitor descobrirá o destino de um grupo de homens que os trilhos do acaso lançaram na história contemporânea.
Cris
Embora não costume ler graphic novels, o tema dos livros parece-me muito interessante.
ResponderEliminarInteressantes... Obrigada pela partilha!
ResponderEliminar.
Sentimento imaculado ...
.
Beijo. Boa noite!
Obrigada pela opinião.
ResponderEliminar