Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

terça-feira, 22 de março de 2022

Para Os Mais Pequeninos: "Sê Uma Árvore"


Gosto cada vez mais de livros infantis quer pelas suas histórias cheias de conteúdo e ensinamentos, quer pelas ilustrações repletas de cor e que complementam a história acrescentando-lhe pormenores. Já tenho saudades daqueles momentos em que me sentava para contar uma história e onde a imaginação me levava por caminhos muitas vezes bem mais longos que a história do livro que pousava no meu colo...

Este livro faz uma analogia entre as árvores e as pessoas. E que bela ideia! "Sê uma árvore", lê-se logo na primeira página. Estica os teus braços para o sol, podes chegar bem alto. Podes chegar onde quiseres. E é esta ideia que perdura no livro todo. Podes ser quem tu quiseres, chegar bem alto e ao mesmo tempo, criar raízes fundas que te ajudam a percorrer esse caminho. 

Não precisas de ser igual a ninguém, há árvores de todas as formas mas o essencial está lá. E não estás só. "Por isso, sê uma árvore. Porque juntos, somos uma floresta." A breve informação que a autora dá nas suas notas finais foi, na verdade, uma aprendizagem importante. Fiquei curiosa com o referido sobre as árvores, a forma como se ajudam entre si como membros de uma família. Nada ligada às ciências, foi informação que já não possuía nem me lembrava. Fiquei curiosa com o livro referido pela autora sobre esse tema, "A Vida Secreta das Árvores" de Peter Wohlleben.

Gostei muito do mote deste livro e demorei-me nas suas ilustrações tão bem pensadas, tão certeiras na forma de completar o texto. 









 

Cris



4 comentários:

  1. Parece bem lindo para as crianças.
    Acho que elas vão adorar.

    Votos de uma boa semana. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que livro maravilhosos!!!
    A minha filha ia adorar :)

    ResponderEliminar
  3. Um livro muito interessante que a pequenada gostará!:)
    --
    A Natureza com glamour...

    Votos de um excelente dia. Beijo

    ResponderEliminar
  4. Um livro com uma mensagem muito importante e com ilustrações muito bonitas.

    ResponderEliminar