Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

terça-feira, 15 de março de 2022

"Destino" de Raffaella Romagnolo

Uma amiga que prezo muito disse-me: "Lê, vais gostar". Como se não fosse o bastante, este livro tem o selo de uma tradutora/escritora que admiro muito. Tenho em crer que para traduzir algo a Tânia Ganho tem de gostar. Qualquer dia perco a vergonha e pergunto-lhe!

Coincidiu também que a Tânia era convidada da Biblioteca Cosmelli Sant'Anna onde se iría falar sobre esta obra. Estavam reunidas as condições para este livro passar à frente da pilha, daquela pilha, que quase chega ao céu, dos livros que quero ler. Foi um encontro muito bom com leitores muito participativos.

Um livro que retrata a amizade de duas mulheres que o destino separou. Duas famílias distintas separadas por um oceano (Itália e Estados Unidos), por vários desencontros e que tem como pano de fundo a História de Itália no séc XX. 

Uma história contada através de analepses várias. Nessas passagens do presente para o passado e vive-versa, não se perde o fio condutor e, sinceramente, não consigo escolher qual desses espaços temporais mais gostei de conhecer. A autora sabe captar e manter a atenção quer com pormenores, quer com descrições mais profundas dos ambientes vividos.

Gostei muito desta obra e recomendo sem reservas!

Terminado em 25 de Fevereiro de 2022 

Estrelas: 6*


Sinopse

Em março de 1946, num carro com motorista, Giulia Masca regressa a Borgo de Dentro. Quarenta e seis anos antes, sozinha, grávida e sem dinheiro, despedira-se de Itália e da miséria para embarcar num vapor rumo a Nova Iorque. Foi o fim de uma época, a do frio entranhado nos ossos, dos confrontos com os patrões na fiação onde trabalhava desde criança, do azedume e das pragas da mãe. Perdida nas multidões de Manhattan, entre os arranha-céus e o bulício das ruas, Giulia começou uma nova vida.
A mulher que agora regressa tem um marido, um filho e um império de pequenos negócios. A América realizou o sonho prometido. Mas o passado continua a assombrá-la. O que será feito da sua mãe, Assunta? Da sua amiga Anita Leone e da sua tempestuosa família? O que terá acontecido a Pietro Ferro, o noivo que Giulia abandonou sem uma palavra de explicação, quase meio século antes?
Durante a sua ausência, as colinas em redor de Borgo de Dentro e os seus habitantes foram protagonistas de duas guerras mundiais, do advento do fascismo e da luta pela libertação. De batalhas, amores e esperanças. Giulia não terá outra escolha senão encarar esses lugares e rostos com um novo e mais profundo olhar, se quiser reconciliar-se com o passado e com a traição que determinou o seu destino.
Raffaella Romagnolo compõe um romance magistral, sobre uma mulher arrojada que nunca esqueceu as suas raízes, porque nem mesmo um oceano as pode diluir. Esta é a história dos que partem mas também dos que ficam. A história da Itália do século XX.
 
Cris

4 comentários: