Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

sexta-feira, 25 de março de 2022

"As Dez Figuras Negras" de Agatha Christie

Os clubes de leitura fazem de nós leitores diferentes. Há livros que nos chegam mais rapidamente às mãos porque algum desafio proporcionado pelo clube assim o ditou. Claro que a escolha final é sempre nossa mas abrimos essa porta devido a algumas directivas que o clube sugere e isso é muito bom! Lemos livros que de outra forma não leríamos tão cedo. 

Já não me lembro há quanto tempo não lia nada de Agatha Christie! Claro que a leitura se fez célere e foi sem surpresa que cheguei à conclusão que a dita senhora tinha uma imaginação de se lhe tirar o chapéu! Não cheguei nem próximo de descobrir o assassino mas que piada teria se o fizesse, não é assim?

Dez pessoas são convidadas para passarem umas férias numa ilha, a Ilha do Preto. Não conhecem diretamente o proprietário mas as razões são múltiplas para terem aceitado o convite. E aqui começam os "acidentes". Desde o conhecimento que o proprietário está atrasado até à morte de um dos convidados vão poucas horas. E depois mais um e mais um...

O leitor não sabe mais que os personagens e as hipóteses por eles colocadas fazem sentido. Só que não. Para baralhar ainda mais o leitor estão dez figuras negras na mesa da sala que vão desaparecendo conforme os convidados morrem...

E fica aqui uma recomendação de um livro de um género que pouco leio mas que me deu muito prazer porque se devora, entretém muito e, sobretudo, porque me dá a conhecer uma outra hipótese, outra solucão para a resolução do mistério. Porque na vida, muitas vezes, há outras hipóteses, não é?

Terminado em 12 de Março de 2022

Estrelas: 5*

Sinopse

Dez desconhecidos, que aparentemente nada têm em comum, são atraídos pelo enigmático U. N. Owen a uma mansão situada numa ilha da costa de Devon. Durante o jantar, a voz do anfitrião invisível acusa cada um dos convidados de esconder um segredo terrível, e nessa mesma noite um deles é assassinado. A tensão aumenta à medida que os sobreviventes se apercebem de que não só o assassino está entre eles como se prepara para ir atacando uma e outra vez… É uma obra-prima de terror. Restará alguém para um dia contar o que de facto se passou naquela ilha?

Cris

6 comentários:

  1. Decerto um livro que prende cada leitor/a a cada página.
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Também há muito tempo que não leio nada da autora, mas são sempre histórias boas e intrigantes para se ler.

    ResponderEliminar
  3. Deve ser um livro forte!:)
    --
    Coisas de uma Vida

    Votos de um excelente fim de semana. Beijos

    ResponderEliminar
  4. Já fui viciada nos livros dela.. tenho vários. Adoro!!

    ResponderEliminar
  5. Parece que é um livro muito interessante.

    Bom fim de semana Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Sem dúvida que os clubes de leitura nos modificam. No último ano, li livros que provavelmente nunca iria ler.
    Mas foi sem dúvida a minha melhor descoberta, resultante desta pandemia :)

    ResponderEliminar