Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

quinta-feira, 24 de março de 2022

"O Astrágalo" de A.C.Pandolfo e T.Risbjerg. A partir do romance de Albertine Sarrazin

Confesso que nunca tinha ouvido falar desta Novela Gráfica nem do livro que lhe deu origem. Foi num grupo de leitura que falaram dele e da autobiografia de Albertine. Fiquei muito curiosa e pretendo ler o livro. Como na biblioteca tinham disponível esta GN trouxe-a comigo. 

Resultado: mais curiosa fiquei e mesmo sabendo agora (e vendo as imagens tão expressivas!) como foi complicada a vida de Albertine, creio que o livro escrito pela própria mão poderá trazer novos desafios de leitura. 

Em relação à arte desta GN o facto de ser a duas cores traz, a meu ver, ainda mais força à história de vida tão turbulenta de Albertine. Há imagens verdadeiramente assustadoras que completam vivamente os aspectos da sua vida. Foi uma mulher que viveu muito à frente do seu tempo e que partiu cedo mas desde cedo foi marcada por acontecimentos trágicos que em muito ajudaram na sua ânsia tão intensa de viver.

Ah, e para quem não sabe, "astrágalo" é o nome de um osso da perna que Albertine partiu ao saltar quando fugia da prisão onde se encontrava... e as peripécias não ficam por aqui porque a vida desta autora foi realmente muito atribulada!

Lerei o livro em breve. Ou tentarei, pelo menos! Pesquisando no blogue  vejo que o Jorge me presenteou com uma opinião, da qual não me lembrava, e que deixo aqui. Foi para isso que criei este blogue e ao fim de mais de 10 anos ainda serve o objectivo...

Terminado em 7 de Março de 2022

Estrelas 4*

Sinopse

Bonnie encontrou Clyde... Sailor sucumbiu a Lula... e Anne encontrou Julien.

Anne tem 19 anos, e parte um osso do tornozelo chamado astrágalo, ao saltar a parede da prisão onde está presa por assalto. Salva por Julien, um ladrão como ela, Anne irá esconder-se, sofrer, rebelar-se, voltar a fugir, tanto faz, está loucamente apaixonada por Julien.
Estavam em fuga, são jovens e bonitos, são livres e totalmente, furiosamente selvagens... E a sociedade autoritária do pós-guerra da França vai fazer-lhes pagar o preço dessa liberdade. 

Cris

5 comentários: