Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

sexta-feira, 2 de março de 2012

O coração de Murano de Marina Fiorato


Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 288
Editor: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-04286-6


Uma leitura que apreciei muito fazer. A sinopse prometia e a alternância entre passado e presente, isto é, entre o período renascentista e os dias de hoje, leva-nos a percorrer Veneza de outros tempos e de hoje, mergulhando num mundo onde o fabrico do vidro tinha segredos bem guardados e preciosos.

Com mistério q.b., este livro consegue transmitir-nos o valor, nessa época passada do renascimento, dos conhecimentos sobre o fabrico do vidro e o quanto os seus segredos eram guardados, muitas vezes pagando com a própria vida.

As referências históricas encantaram-me e os aspectos referidos em relação ao fabrico de vidro, sobretudo na Ilha de Murano, são muito fiéis  ao que foi a realidade de muitos cristaleiros de então. Um dos aspectos que desconhecia foi a razão pela qual essa arte se deslocou de Veneza para Murano: os edifícios Venezianos eram construídos na sua maior parte em madeira sendo o risco de incêndio muito elevado, isolando esses fazedores de vidro nessa ilha perto de Veneza! Com códigos de conduta muito restritos, os cristaleiros viviam como que aprisionados na Ilha de Murano.

Gostei da alternância entre passado e presente, achei que a passagem entre um e outro está, neste livro, particularmente bem conduzida, não havendo aspectos menos apelativos nesta leitura, conseguindo manter o interesse do leitor.

Terminado em 28 de Fevereiro de 2012

Estrelas: 4*+

Sinopse

O fabrico de vidro e cristal representa um inestimável monopólio para a República e os espelhos venezianos são considerados mais valiosos do que o ouro. Sob a vigilância atenta do Conselho dos Dez, os sopradores de vidro de Murano vivem praticamente aprisionados na pequena ilha, onde os segredos do seu ofício são guardados a sete chaves. Mas o maior dos artífices, Corradino Manin, ver-se-á forçado a revelar os seus métodos e a vender a alma a Luís XIV, o Rei Sol, para proteger a sua filha ilegítima.

Quase quatro séculos depois, Leonora Manin deixa para trás um passado infeliz em Londres para iniciar uma nova vida como sopradora de vidro em Veneza. Será na cidade mágica dos canais que encontrará o amor e a possibilidade de refazer a sua vida. No entanto, à medida que os segredos da traição do seu antepassado vão sendo desvendados, Leonora verá o seu próprio destino interligado com o de Corradino.

Entre dois tempos, o período renascentista e a actualidade, O Coração de Murano é um romance inesquecível que decorre na mais bela cidade do mundo.

1 comentário:

  1. este tem estado na minha lista para comprar já há imenso tempo :)

    ResponderEliminar