Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

sábado, 24 de março de 2012

No calor dos trópicos de Flávio Capuleto


Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 352
Editor: Clube do Autor
ISBN: 9789898452993

Tenho de admitir que a capa e a sinopse deste livro atraíram-me deveras. Percebe-se, mesmo à primeira vista, que as duas estão interligadas, tal como gosto. A Ana opinou favoravelmente e foi mais uma razão para pegar nele.

Gostei bastante da trama histórica que considero resultante de uma pesquisa cuidadosa. Fiquei a conhecer melhor a época relatada, o período de abolição da escravatura no Brasil, as roças e seus conflitos resultantes desse período conturbado onde os escravos lutavam já pela sua liberdade e onde alguns senhores insistiam em mantê-los em cativeiro, sem condições mínimas de existência e com castigos corporais inimagináveis!

O romance gira em torno de um amor impossível entre José Afonso Bragança, Cônsul de Portugal no Brasil e Leonor de Mascarenhas, esposa de José Frutuoso, um dos homens mais ricos do reino. Um livro que se lê com agrado!
Confesso que achei algumas partes um pouco excessivas sobretudo no que concerne ao envolvimento amoroso entre o par e a linguagem por eles expressa...                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               
Terminado a 24 Março de 2012

Estrelas: 4*

Sinopse

A queda abrupta de produção de café no nordeste brasileiro estava a arrastar os fazendeiros para a derrocada financeira. Na tentativa de solucionar o problema da falta de remessas, o rei D. Luís convida o Dr. Bragança dando ao seu cortesão a oportunidade de ouro de escapar a uma eventual pena de prisão por crime de adultério. Mas como se o destino reservasse uma armadilha ao novo diplomata, a amante viaja para Petrópolis na companhia do marido continuando ali a sua relação escaldante com o cônsul. Alertado para a traição contínua de sua esposa, D. João frutuoso, o magnata mais poderoso do Reino, banqueiro da casa real e da Coroa Brasileira, prepara uma emboscada ao diplomata, não só para o afastar dos braços de Leonor, mas também para poder exercer livremente o seu poder sobre os negros da roça e a sua vocação esclavagista. Um golpe inesperado dita a sorte dos amantes envolvidos nas malhas do destino.

1 comentário:

  1. Ando de olho neste livro desde que saiu. Com a tua opinião, vai ser difícil resistir-lhe muito mais tempo!
    bjs**

    ResponderEliminar