Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

quinta-feira, 27 de abril de 2023

"Porque Andamos Tão Exaustos" de Vânia Castanheira

Tenho noção que começo muitas vezes estas opiniões com a referência que o livro já se encontra nas minhas prateleiras há muito tempo. Este é mais um caso. Tenho-o desde que saiu cá em Portugal e esperava a sua vez. 

Não foi pelo título me fazer sentido pessoalmente neste momento mas há muito que tenho noção que devo fazer algo mais pela minha saúde, prevenindo as doenças, tratando de mim. Desde livros de não ficção sobre temas variados a workshops, tudo me desperta interesse e me motiva a procurar meios de manter a saúde. 

Sigo a Vânia nas redes sociais (Instagram sobretudo, mas sei que possui um blogue também) e conheço pessoalmente familiares próximos. A sua história de vida é de uma superação fantástica e muito inspiradora. 

Um dos muitos factores falados por ela, neste livro, é a importância do sono. Revi-me nos  aspectos focados e a vontade de alterar hábitos tem sido, nestes últimos anos, uma prioridade para mim. Mas esse é apenas um dos pontos abordados neste livro! A alimentação, o exercício físico, o equilíbrio emocional e o auto-conhecimento são outros factores a que devemos ter atenção. 

Um livro para ter na mesinha de cabeceira e para se ir consultando.

Terminado em 13 de Abril de 2023

Estrelas: 5*

Sinopse

O burnout foi finalmente reconhecido pela Organização Mundial de Saúde como uma síndrome resultante de stress crónico no trabalho, que não foi bem gerido.

Fadiga, tristeza acentuada, irritabilidade, aborrecimento, perda de motivação, sobrecarga de trabalho, rigidez e inflexibilidade.

Todos são comportamentos que podem significar um esgotamento profissional.

Neste livro da Medical Coach Vânia Castanheira, vai encontrar uma explicação detalhada do que é o Burnout, vai aprender a identificar os sintomas e de como evitá-lo.

E como sair dele, caso já lá esteja, com muitas dicas práticas e fáceis de seguir.

Cris

4 comentários:


  1. Bom dia: Uma pergunta pertinente a que não será fácil responder. Um livro com um título muito interessante
    Feliz quinta feira

    ilusões e poesia intima
    */*

    ResponderEliminar
  2. Um livro com um título muito interessante. Porque será mesmo?
    Fim de semana de paz e amor

    ResponderEliminar
  3. É muito importante cuidarmos de nós (mas muitas vezes desleixamos este cuidado) e reconhecermos os sinais que o nosso corpo nos vai dando. Quanto ao sono, sou uma "long sleeper" e, não raras vezes, estou com défice de horas de descanso.

    ResponderEliminar
  4. Cada vez mais a saúde está em causa. Tratar da saúde mental sem recorrer a químicos será sempre melhor. Por isso, acho que o livro será muito interessante! Obrigada
    .
    Detalhes da brisa...
    .
    Beijos.

    ResponderEliminar