Já sabem que por aqui vão aparecendo livros infantis. Sempre tive muitos cá em casa e os livros foram acompanhando o crescimento dos meus filhos. Daí que a certa altura eles deixaram de entrar cá em casa... os livros infantis, claro, porque livros foi coisa que nunca parou de surgir sem bater à porta!
De há um tempo para cá comecei de novo a ler livros infantis. Gosto das imagens, gosto das histórias e do que se pretende transmitir. Saber passar uma mensagem com bom gosto, manter o livro atrativo para a idade a que se destina não é tarefa fácil e, por essa razão, gosto de apreciar os pormenores.
E este livro está cheio deles! Expressões que os adultos usam no dia a dia explicadas com um jeitinho muito especial, fizeram-me sorrir! Na mouche! É assim que um texto deve ser escrito: a pensar nos miúdos! Exemplo: já pensaram que para um miúdo a frase "está a chover copiosamente" não faz sentido nenhum? E que tal se fosse assim?
Para além destes pormenores que revelam um cuidado que muito apreciei, o tema de fundo - as alterações climáticas - está explicado com clareza, com um jeitinho perfeito de os fazer perceber o que está a acontecer na nossa Casa, a Terra! Com explicações ao nível do seu entendimento (5/6 anos) e ilustrações simpáticas e elucidativas, este livro deixa uma mensagem de esperança perante uma mensagem tão terrível: o clima está a mudar e o Homem é responsável pelo aquecimento global!
Só é pena que as manas desta história, a Noa e a Rosa e seus amigos encontrem soluções tão simples mas que os adultos não sintam vontade de as praticar... mas isso é uma história para outra altura! Esperemos que a Casa que lhes vamos deixar esteja, no futuro, mais saudável e não o contrário.
Querem oferecer um livro? É este!
Cris
Sem dúvida, um livro excelente para oferecermos aos mais pequenos.
ResponderEliminarMuito bem. devemos incentivar as crianças à leitura!!
ResponderEliminar.
Soltam-se as gotas, como sorrisos do rosto...
.
Beijo e uma excelente semana
Que maravilha 😊
ResponderEliminar