Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

quarta-feira, 26 de abril de 2023

"Confiança" de Hernán Díaz

Peguei neste livro porque me foi recomendado por uma amiga. Ia segura que iria gostar de imediato. Não foi assim. O livro é um puzzle e, como tal, só depois de meio do livro começamos a vislumbrar como é a sua arquitetura. É daqueles livros que se não tivesse sido recomendado pensaria duas vezes se iria continuar. Isto porque, decorrendo maioritariamente na América, explica algo que não é o meu forte nem o meu interesse: um pouco a história dos mercados bolsistas desse país nos anos 20.

Chegando a meio fez-se o click. Não me tinha apercebido e desta vez, confesso, se tivesse lido a sinopse com atenção ter-me-ia dado conta que nos são descritas diferentes narrativas da mesma historia, vistas por personagens diferentes e acaba por encaixar tudo no final.

Houve partes, relativamente às historias de alguns personagens em que fiquei deveras interessada mas outras em que a minha atenção demorou a fixar-se. Se bem que tudo no final fez, como disse, sentido e a reviravolta deu-se. 

Afinal, nem todas as histórias que nos são contadas têm por base a realidade, não é? Ela pode ser fabricada consoante a percepção que temos dos acontecimentos e, até, consoante aquilo que nos dá mais jeito pensar ou que os outros pensem...

Se quiserem pôr-se à prova, avancem. No final, vale a pena! O puzzle completa-se!

Terminado em 7 de Abril de 2023

Estrelas: 4*

Sinopse

Na Nova Iorque dos ruidosos e efervescentes anos de 1920, todos conhecem os nomes de Benjamin e Helen Rask. Ele, um magnata de Wall Street; ela, a filha de excêntricos aristocratas. Juntos ascenderam ao topo de um mundo de aparente riqueza infinita, mesmo quando os excessos da especulação fazem ruir tudo à sua volta. Mas a que custo se construiu esta fortuna? É este o mistério no centro de Obrigações, um romance lançado em 1937 e lido amplamente pela comunidade nova-iorquina. Contudo, sobre esta história de privilégio e engano existem outras versões. Confiança põe em confronto diferentes narrativas, e questiona, através da perspetiva de uma mulher, a divisão entre factos e ficção. Romance imersivo, brilhante puzzle literário, conduz o leitor por uma busca que se estende ao longo do século, lançando luz sobre a ilusão que por vezes está no centro das relações, sobre a força do capital capaz de distorcer a realidade e a facilidade com que o poder manipula a verdade.

Cris

5 comentários:

  1. Diz-se que todos os livros pela sua narrativa são bons de ler. Se calhar não é bem assim. Alguns chega-se ao meio e "empilha-se no móvel". Adoro ler mas ler livros que me digam algo

    Feliz quarta feira

    ( apresentando o meu blogue ainda bebé)
    ilusoes e poesia intima
    */*

    ResponderEliminar
  2. Existem livros cuja estrutura não é tão linear quanto outros, mas cujos caminhos fazem sentido e, no final, fica o contentamento por nos deixarmos guiar até à última página.

    ResponderEliminar
  3. Decerto mais um livro muito interessante de ler
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar