Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

"Minha Sombria Vanessa" de Kate Elizabeth Russell

Relato perturbador de um envolvimento entre uma rapariga de 15 anos, que gosta de ler e escrever e um
seu professor com cerca de 30 anos mais. Várias referências a "Lolita" de Nabokov, livro que é lido por Vanessa ofertado por Strane, o professor. Chamemos a coisa pelo nome: esta obra retrata um caso de pedofilia em que a abusada, de tal forma foi manipulada, acredita que viveu um grande amor, incompreendido por todos.

Dois períodos da vida de Vanessa são narrados aqui pela própria. Em 2000, quando tinha quinze anos, aluna de um colégio interno e, mais tarde, em 2017 quando trabalhava num hotel, segundo me recordo, e é confrontada com a notícia que Strane está a ser acusado de pedofilia por outras raparigas. Vanessa não acredita, defende-o. A manipulação psicológica efetuada por Strane mantém-se apesar do afastamento dos dois. Ela crê que o amor deles foi especial.

E isto, vindo de uma mulher, foi o que mais me surpreendeu. Vanessa tornou-se uma mulher de relacionamentos instáveis, insegura e emocionalmente imatura. Ficou presa a esse passado. Mesmo quando confrontada que não tinha sido a única, Vanessa não admite o abuso!

É um livro forte, impactante e perturbador. O leitor apercebe-se da armadilha criada por Strane e vê, irremediavelmente de mãos atadas, Vanessa a cair na esparrela. Frequentemente sozinha, insegura, sem amigas, Strane vê nela um alvo fácil. O leitor assiste angustiado! O predador e a presa. Vanessa, ingénua, dá o seu consentimento. Gosta de se sentir especial para alguém por quem sente admiração. Mas não nos esqueçamos que se trata um caso de pedofilia. 

Escrito de uma forma muito fluida com um enredo hipnotizante, este livro não deve ser lido por corações frágeis. É perturbador mas muito bem escrito!

Terminado em 28 de Dezembro de 2022

Estrelas: 4*

Simopse

"Um romance explosivo e perturbador que explora as dinâmicas psicológicas da relação entre uma adolescente ingénua… e o seu malicioso professor Em 2000, Vanessa Wye é uma adolescente de 15 anos ambiciosa e solitária. Sonhando ser escritora, não se importa de estar sempre sozinha, mas abre uma exceção quando Jacob Strane, o seu professor de inglês, lhe começa a dar mais atenção. Antes que Vanessa tenha consciência, iniciam uma relação, e ela acredita que ele realmente a ama.

Em 2017, uma ex-aluna acusa Strane de abuso sexual. Vanessa fica perante uma escolha impossível: ficar calada, acreditando que se havia envolvido voluntariamente naquela relação… ou redefinir a sua grande história de amor como mera violação. Por um lado, não quer rejeitar esse primeiro amor, o homem que a transformou e tem sido uma presença constante na sua vida. Por outro, será possível que ele seja muito diferente do que ela pensava? Será ela apenas mais uma vítima? Alternando entre passado e presente, Minha Sombria Vanessa é um retrato excecional de uma adolescência conturbada e das suas consequências, levantando questões cruciais sobre liberdade, consentimento, abuso e vitimização, captando de forma brilhante uma cultura em mudança que transforma as nossas relações e a própria sociedade."

Cris

5 comentários:

  1. Paixões entre alunas/os e professores/as acontecem com muita frequência. Acredito que seja um livro muito interessante de ler
    .
    Cumprimentos poéticos.
    .
    Poema: “” Quero sempre dizer que te amo ””…
    .

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Quando li foi a primeira coisa que pensei qdo a vi defender tanto o prof.

      Eliminar