Fiquei de olho nesta novela gráfica logo que ela saiu e mal a vi na biblioteca trouxe-a para ler. A capa atrai, o título também.
Quem não leu Anne Frank? Li há muito mas deve estar na hora de o reler porque não me lembrava de todo que Anna Frank tinha uma amiga imaginária, a Kitty. Descreveu-a na sua aparência e na sua personalidade.
Os autores pegam na Kitty e transportam-na para a realidade do mundo actual, criando uma história que nos prende, onde os refugiados, sobretudo as crianças apanhadas nos meandros da guerra, têm aqui o seu papel preponderante. Esta ligação entre o passado e o presente, alerta-nos para as condições algo semelhantes. São migrantes em busca de asilo, paz e muitas vezes encontram países que não os aceitam e os rejeitam. "Em 2020 mais de dezassete milhões de crianças viram-se forçadas a abandonar o seu país natal."
Paralelamente, constata-se que o antisemitismo não acabou. Mas não só. O ódio com base na raça/cor da pele, sexo ou religião vive nos nossos dias e não parece ter hoje uma merecida morte.
Mas esta história é uma história de esperança e onde o amor vence. Que assim seja na vida actual.
Terminado a 12 de Janeiro de 2023
Estrelas: 5*
Sinopse
No seu famoso diário, Anne Frank criou uma amiga imaginária, Kitty. Agora, o realizador e autor Ari Folman, juntamente com a artista Lena Guberman, dão-lhe vida.
Quando uma estranha tempestade se abate sobre Amesterdão e quebra o vidro que protege o diário guardado na Casa de Anne Frank, Kitty irrompe daquelas páginas e vai viver uma verdadeira aventura em busca da sua amiga.
Acompanhada pelas memórias dos dias passados no anexo secreto, Kitty percorre as ruas da capital holandesa de hoje e com a ajuda de amigos inesperados irá descobrir o que foi o Holocausto, o que isso significou para Anne e o que, por sua vez, o seu diário continua a representar para as crianças de todo o mundo.
À procura de Anne Frank é uma história apaixonante, lançada simultaneamente em livro e em filme de animação.
Cris
Li "O Diário de Anne Frank" há muito, muito tempo. Mais recentemente, li "A Mulher que Escondeu Anne Frank". "À Procura de Anne Frank" parece ser uma boa opção de leitura.
ResponderEliminarParece uma boa sugestão :))
ResponderEliminar.
Coisas de uma Vida
.
Beijos e uma boa tarde!