Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

"Todos os Nomes" de José Saramago

Quero pegar mais vezes nos livros de Saramago! Li o Claraboia recentemente, gostei e uma amiga
aconselhou-me este. Confesso que pego sempre a medo nos livros do nobel português e não sei concretamente a razão disso porque o primeiro que li dele foi um livro que não me importava de reler, porque gostei muito, o Ensaio Sobre a Cegueira.

Este livro possui uma personagem fabulosa, o Sr. José, funcionário da Conservatória do Registo Civil.  Com uma imaginação sem limites, Saramago, molda-o de uma forma que o leitor, apaixonado pelas descrições feitas, consegue-o visualizar na perfeição. Excêntrico, solitário, sem amigos, cumpridor das regras sociais ao extremo (excepto quando a sua paixão por colecionar "vidas" de famosos o leva a entrar à noite na Conservatória para copiar os registos existentes!), o Sr José é único! 

As suas incursões noturnas e posteriormente diurnas levam-no (e a nós!), cada vez mais, a transgressões que podem fazer perigar o seu emprego e transportam o leitor para deliciosas aventuras, narradas com uma mestria assinalável!

O final, esse final!, deixou-me a pensar. Que raio? Há livros que valem pelo final que possuem, outros, como este, vale pelos pormenores do enredo, pelo decorrer da história que é de uma imaginação surpreendente!

Mas leiam, leiam que merece muito a pena! Terminei em beleza o ano de 2022.

Terminado em 31  de Dezembro de 2022

Estrelas: 6*

Sinopse

O protagonista é um homem de meia-idade, funcionário inferior do Arquivo do Registo Civil. Este funcionário cultiva a pequena mania de colecionar notícias de jornais e revistas sobre gente célebre. Um dia reconhece a falta, nas suas coleções, de informações exatas sobre o nascimento (data, naturalidade, nome dos pais, etc.) dessas pessoas. Dedica-se portanto a copiar os respetivos dados das fichas que se encontram no arquivo. Casualmente, a ficha de uma pessoa comum (uma mulher) mistura-se com outras que está copiando. O súbito contraste entre o que é conhecido e o que é desconhecido faz surgir nele a necessidade de conhecer a vida dessa mulher. Começa assim uma busca, a procura do outro.

Cris

6 comentários:

  1. Imagino ser um livro muito interessante de ler
    .
    Cumprimentos poéticos.
    .

    ResponderEliminar
  2. Também quero ler mais Saramago e este parece-me muito bem 🤗

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leste o Stoner? Este personagem fez-me lembrar um pouco esse. Parece que não "parte um prato" e no entanto...

      Eliminar
    2. Não, não conhecia mas já fui pesquisar. 🤗

      Eliminar
  3. Parece, sem dúvida, uma boa opção de leitura.

    ResponderEliminar