Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

segunda-feira, 21 de junho de 2021

"A Bibliotecária de Saint-Malo" de Mário Escobar


Foi com muita pena que fechei esta leitura com a sensação de que faltou qualquer coisa para
que este livro fosse para o meu top de leituras sobre este tema que tanto gosto de ler, o Holocausto. Senti que a história foi contada de uma forma jornalística, talvez, e que com isso a empatia para com a personagem principal não se deu!

Tirando esse aspecto, que é deveras importante sem dúvida alguma, esta leitura fez-se rápida e focando temas, por vezes, não tratados com frequência. É através de uma bibliotecária na pequena povoação portuária de Saint-Malo, que adora os seus livros e adora ler, que nos vamos apercebendo de como uma população ocupada e subjugada pode agir de formas tão diferentes, ora resistindo, ora acatando as ordens sub-humanas que recebe. 

Para além disso, este livro mostrou-nos que, em ambos os lados, existiam pessoas de bem e de... mal. E pessoas que estão em lados opostos, por vezes, conseguiram encontrar um ponto comum: o amor. 

Poderia ter sido um 5* não fora o "se" falado anteriormente. Porque em tempo algum quis desistir desta leitura. 

Terminado a 14 de Junho de 2021

Estrelas: 4*

Sinopse

Jocelyn é a guardiã da Biblioteca de Saint-Malo, uma mulher órfã que se agarra à literatura e ao seu marido, Antoine. Mas ambos correm perigo:

A chegada das tropas alemãs à cidade, em especial a do comandante Adolf Bauman que, empenhado em roubar alguns dos incunábulos que a bibliotecária guarda tão zelosamente, quer acabar com a sua felicidade.

Destinados a ser inimigos e obrigados a viver num mundo em que a loucura prevalece, os protagonistas inesquecíveis deste lindo romance transformar-se-ão em heróis cujo amor será capaz de vencer a guerra.

Mario Escobar é um dos autores de romances históricos mais vendido em Espanha e publicou com grande sucesso na HarperCollins: A canção de embalar de Auschwitz e Os meninos da estrela amarela.

Cris

3 comentários: