Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

sexta-feira, 4 de junho de 2021

"A Cadela" de Pilar Quintana

Damaris, uma mulher de mais ou menos 40 anos, vive junto à costa da Colômbia virada para o Pacífico onde o olhar se perde em paisagens verdes belíssimas que contrastam com a pobreza dos seus habitantes. Nas primeiras páginas, o leitor fica preso a uma estória de amor que une esta mulher a uma cadelinha recém nascida que adoptou. Damaris transfere para esse ser todo o amor acumulado por anos e anos de tentativas falhadas para engravidar.

Mas tal como os filhos não são o que os pais pretendem que sejam, esta cadelita não cumpre os desejos de Damaris. E nesta, uma explosão de sentimentos que vão da raiva ao amor e que são o produto de acontecimentos passados e vividos por esta mulher que a marcaram profundamente.

Uma história, aparentemente simples, para onde o leitor tem de olhar atentamente. 

Terminado a 15 de Maio de 2021

Estrelas: 4*

Sinopse

Na costa da Colômbia virada ao Pacífico - num lugar onde a paisagem luxuriante contrasta com uma pobreza extrema e o homem é uma migalha diante da força dos elementos - vive Damaris, uma negra com cerca de 40 anos que toda a vida quis ser mãe. A sua relação com o marido tornou-se, aliás, fria e turbulenta à medida que o casal foi sacrificando tudo o que tinha à obsessão de Damaris e, apesar disso, ela nunca conseguiu engravidar.

Mas a vida desta mulher frustrada parece encontrar uma réstia de esperança no dia em que adopta a última cadelinha de uma ninhada. Só que, tal como os filhos nem sempre correspondem às ambições que os pais têm para eles, Chirli também não será a cadela com que Damaris sonhou.

Esta é uma novela brilhante sobre a maternidade, a traição, a lealdade, a culpa, e também sobre a relação enigmática e por vezes excessiva entre os donos e os seus animais. Uma história narrada pela voz confiante e madura de uma escritora que viu o seu livro ser traduzido em mais de uma dezena de línguas e chegar à final do National Book Award nos EUA.

Cris

1 comentário: