Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

"A Provadora" de V. S. Alexander

Esta foi uma leitura feita em conjunto com duas meninas livrólicas. As leituras conjuntas proporcionam conversas interessantes que me agradam muito, sobre o livro, o enredo, a escrita do autor. E sobre livros.

Tinha espectativas muito elevadas quando comecei este livro. Ouvira falar vagamente sobre o facto de Hitler ter quem lhe provasse a comida, tal o medo que possuía em ser envenenado, mas pouco mais sabia sobre isso. Embora a história seja ficcionada, a protagonista foi baseada numa provadora que existiu e que só no fim da sua vida revelou tudo o que fez durante o periodo da II Guerra. Outros factos reais foram, também, introduzidos na história, como explica o autor nas notas colocadas no final do livro. Gostei de as ler. Fez mudar um pouco, para melhor, o que senti com esta leitura...

Passo a explicar: alguns aspectos, alguns acontecimentos pareceram-me um pouco excessivos. Continuo a achar estranho que uma simples provadora tivesse acesso directo ao ditador da forma como Magda o fez no final da guerra, quando Hitler se apercebeu que iria perdê-la, mas percebo a razāo pela qual o autor tomou essa opçāo. Às vezes é a própria história que pede isso, que se alterem os acontecimentos reais para que ela faça sentido.

Nāo é um daqueles livros que nos fazem ir ás lágrimas mas lê-se muito rapidamente. A escrita escorre por entre os nossos dedos. Achei-a, no entanto, um pouco fria, sem emoçāo. É bem verdade que quem trabalhava para Hitler tinha de esconder-se interiormente nāo mostrando os seus verdadeiros sentimentos e, imagino, que quem nāo estava de acordo com a política exercida tivesse de se escudar muitíssimo para nāo dar a conhecer os seus verdadeiros sentimentos. Talvez o autor quissesse exprimir isso mesmo!

No entanto, se pegarem neste livro prometo-vos que ele nāo ficará muito tempo nas vossas māos. Vāo lê-lo rapidamente.

Terminado em 12 de Janeiro de 2019

Estrelas: 4*

Sinopse
Em plena Segunda Guerra Mundial, uma jovem encontra refúgio ao lado do homem mais perigoso do mundo. 

Em 1943, alarmados com os constantes raides aéreos dos Aliados sobre Berlim, os pais de Magda Ritter enviam-na para Berchtesgaden, uma remota cidade nos Alpes Bávaros. Aqui ela é recrutada para o Berghof, o refúgio de montanha de Hitler, onde é treinada para desempenhar uma única função: provar a comida do Führer, oferecendo-se em sacrifício para o manter a salvo de envenenamento.
O Berghof parece estar a um mundo de distância da realidade das batalhas e, apesar de a princípio estar aterrorizada, Magda habitua-se gradualmente à sua perigosa missão. Mas o seu amor por um conspirador das SS e a sua crescente tomada de consciência das atrocidades do Reich empurram Magda para uma conspiração que irá testar a sua inteligência e lealdade.

Vividamente escrito, A Provadora desenrola-se no momento mais negro e turbulento da humanidade, oferecendo-nos uma trama plena de intriga e terror, mas também de extraordinária coragem, sacrifício e amor.

Cris

Sem comentários:

Enviar um comentário