Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

"O Sabotador" de Andrew Gross

Leitura feita em poucos dias. A escrita é fluída, directa, sem floreados. O enredo cativou-me, muito embora eu achasse que ler sobre actos de sabotagem nāo fosse propriamente a minha praia. Fiquei, por isso, surpreendida quando me vi em plena Noroega, num manto branco de neve, com frio, enterrada nela, a esquiar, a esconder-me dos "meus" perseguidores... Senti o frio provocado pela neve intensa e quase ouvi o respirar das personagens e a sua andiedade, nervosismo e cansaço.

Este "sentir" o ambiente, o clima, as emoçōes das personagens, é algo que procuro numa leitura. Estar presente. Participar e viajar. Quando isso acontece, dou por bem empregue o tempo dispendido a ler.

Esta história, baseada em factos verídicos, decorre maioritariamente nos arredores de Oslo, numa pequena aldeia, aquando da invasāo de Hitler, e um grupo de noruegueses têm a missāo de desativar em definitivo a produçāo de uma fábrica onde se produzia oxido de dentério, a chamada "água pesada", matéria-prima para o fabrico de bombas nucleares.

É uma visāo diferente sobre a II Guerra daquelas que tenho lido. Actos de sabotagem, preparaçāo militar intensa, clandestinidade, colaboradores, campo de concentraçāo de Grini como "prémio" por nāo colaborar com a ideologia, ou pior, como "prémio" por razāo nenhuma aparente. O resultado final? Um livro cuja acçāo cresce de intensidade quanto mais avançamos na sua leitura, que nos envolve e nos deixa pregados às páginas.

Um livro a ler!

Terminado a 13 de Janeiro de 2019

Eatrelas: 5*

Sinopse
Os Aliados descobrem que os nazis estão perigosamente perto de construir uma arma decisiva para o desfecho da guerra. E têm de fazer tudo para os impedir.
Kurt Nordstrum é um engenheiro que faz parte da resistência que quer livrar a Noruega da influência de Hitler. Após perder a noiva, foge para Inglaterra, levando provas secretas sobre o progresso dos nazis na construção da bomba atómica.

Com o destino da guerra em mãos, e em nome da lealdade e do dever, ele coloca em risco a pessoa que mais quer proteger. No final, o que estará disposto a sacrificar?

Cris

Sem comentários:

Enviar um comentário