Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

"A Casa na Praia" de Daphne du Maurier

Fa-bu-lo-so! É o meu veredicto final sobre esta obra de uma autora que praticamente desconhecia pois nada tinha lido dela. Tenho o Rebecca mas nāo me recordo de o ter lido.

Nāo foi fácil ler com ritmo continuado as primeiras páginas deste livro talvez porque a premissa nāo fosse para mim algo fácil de aceitar... Nāo sou grande fā de ficçāo científica (que mais lhe poderia chamar?). Sem querer fazer spoiler, pois é informaçāo que consta na sinopse, digo-vos que o enredo central deste livro baseia-se nalgumas viagens no tempo que Dick, o personagem principal, faz ao experimentar uma droga que Magnus, o seu amigo cientista, lhe dá a provar... Dick recua no tempo seiscentos anos, viajando para a primeira metade do séc. XIV, precisamente para o mesmo local onde se encontra, na Cornualha, com as diferenças físicas inerentes à época. No início, e precisamente porque nāo sou dada e estas histórias, achei a premissa estranha, diferente do que leio habitualmente é certo, mas acreditei que nāo me iria convencer. Adoro quando uma história me parece verídica mesmo quando o nāo é. O nome da autora fez com que insistisse. Opçāo que se viria a confirmar ser a certa.

Abro agora um parêntesis em relaçāo à sinopse. Se pegarem no livro nāo leiam mais do que aqui refiro, sendo que o último parágrafo da sinopse nāo deveria existir. Há informaçāo que é desnecessária e avança com dados que, acredito, esmorecem o factor surpresa quando lidos!

Mas voltando ao enredo e à escrita, sobretudo à escrita... Ela é realmente fabulosa de tāo simples que é e, ao mesmo tempo, tāo envolvente. Eu, que nāo morro de amores por este tipo de "viagens" fiquei fascinada e enredada nas duas histórias que decorrem nos dois momentos temporais diferentes! Fiquei deveras presa a Dick e ao seu alter ego, Roger, que teria vivido noutra época.

Pouco tenho a acrescentar. Refiro apenas e para terminar que o final achei estrondoso. A dúvida com que se nos depara a nossa mente após o último parágrafo é perfeita para um final. Adorei! Super recomendo! Fui agradavelmente surpreendida porque as minhas espectativas, ao ler a sinopse, eram baixinhas mesmo.

Comecei esta leitura o ano passado. Teria sido um excelente livro para acabar o ano mas foi certamente um óptimo começo de leituras para 2019! 

Terminado em 4 de Janeiro de 2018

Estrelas: 6*

Sinopse
Dick Young vive na Cornualha, em casa do seu amigo Magnus Lane, um cientista que faz investigação química na Universidade de Londres. Dick sente-se intrigado quando Magnus lhe pede que sirva de cobaia de uma nova droga que este descobriu, mas aceita participar na experiência. A droga fá-lo viajar no tempo, transportando-o para o século XIV, no local exato onde vive: Kilmarth.

A cada viagem proporcionada pela misteriosa droga, Dick vai-se envolvendo mais profundamente nos assuntos de pessoas que morreram há seiscentos anos, enredadas numa teia de amor, ciúme e intrigas. Progressivamente, vai perdendo o controlo da sua vida o do seu próprio tempo. Quando surge a chocante notícia de que Magnus fora assassinado quando se dirigia a Kilmarth, apenas Dick se apercebe da causa aparentemente inexplicável da morte do amigo. Mas tendo Magnus desaparecido, o que acontecerá à experiência em curso? E a Dick?

Um romance clássico notável, de um dos maiores nomes da literatura britânica.

Cris

2 comentários:

  1. Boa tarde Cris,
    Eu também adoro Daphne du Maurier.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Dulce. Quero ver se leio outro livro dela muito em breve...beijinhos

      Eliminar