Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

"Tese Sobre Uma Domesticação" de Camila Sosa Villada

Tendo lido o anterior livro desta autora e ficado agradavelmente surpreendida (superou em muito as minha expectativas!) - opinião aqui - tinha, é claro, que ler este. Desta feita, a surpresa não foi tão grande porque sabia ao que ia. Esperava uma escrita belíssima, temas aprofundados e tratados com espírito crítico, momentos que deduzo traduzirem pedaços da sua vida. Assim aconteceu. 

A escrita é maravilhosa, com uma crueza que achei fruto das vivências da autora. Chamar e descrever as coisas pelos nomes MAS no momento certo, enquadradas perfeitamente na trama, não é fácil porque se pode cair na vulgaridade. Isso realmente foi um aspecto que apreciei deveras. 

Li algures que a autora desde cedo começou a escrever e que, por essa razão, tem muitos textos/ livros "prontos a sair do forno". Se for verdade regozijo-me com isso. Quero ler o que for publicado sobretudo por dois motivos. Primeiro porque saber escrever não é para todos, ter uma história (ficcional ou não) muito interessante também o não é. Juntar os dois aspectos então...

Algo muito interessante, diferente neste livro em relação ao outro, é o facto dos personagens não possuírem nomes próprios. Actriz, advogado, mãe, pai, irmão, filho... Fez-me reflectir nessa escolha. Terá sido um mero estratagema de escrita ou teve outra intenção, a de colocar o leitor a pensar? Porque sem nomes próprios todos podemos ser um pouco como eles... O leitor pode espelhar-se num ou em vários personagens com mais facilidade.

Terminado em 28 de Março de 2025

Estrelas: 6*

Sinopse

A atriz travesti de grande notoriedade pela sua representação de A Voz Humana, de Jean Cocteau, tem um casamento aberto com um belo advogado homossexual.

Juntos, adotaram uma criança seropositiva.

Esta nova vida familiar aparentemente estável – com dinheiro e conforto – é uma cedência aos padrões burgueses e não podia estar mais nos antípodas da antiga existência dela: boémia, despreocupada e livre.

O erotismo, a violência e a imensa ternura habitam os vínculos que unem o casal.

Mas ambos vivem acabrunhados pela culpa e por outros infernos secretos.

«Uma só travesti é suficiente para minar os alicerces de uma casa, desfazer os nós de um compromisso, romper uma promessa, renunciar a uma vida», pensa a atriz e protagonista deste romance.

Tese Sobre uma Domesticação é uma história de pactos invisíveis e paixões arrasadoras, em que uma família se agarra a breves momentos de felicidade, sem se aperceber de que foi derrotada no seu desígnio, desde o início.

Tal como o primeiro romance de Sosa Villada, As Malditas, já transformado numa série televisiva, também este Tese Sobre uma Domesticação foi recentemente adaptado ao cinema.

«O livro sobre sexualidade mais importante que li, desde Jean Genet.

Versa a amizade, o desejo e a violência.

Desafia todos os atuais enquadramentos da política e da literatura.

É um fragmento do futuro.» Édouard Louis
«Camila Sosa Villada constrói uma linguagem que parece saída dos sonhos.

Uma sensação literária.» Rolling Stone
«Este romance desafia as ideias contemporâneas de género, sexualidade e amor.» The Wall Street Journal
«Um mundo fantástico com partes iguais de violência e ternura.

Questiona as ideias contemporâneas de género, sexualidade e amor.» Wall Street Journal

Cris


Sem comentários:

Enviar um comentário