Romance epistolar que se lê em pouco mais de uma hora e que preenche todos os requisitos para ser um dos livros que não se vai esquecer tão depressa.
Trata-se de um conto publicado em finais de 1938 e cuja função, segundo a autora, seria a intenção de mostrar ao povo americano o que se estava a passar na Alemanha, factos totalmente desconhecidos e ignorados. "Queria escrever sobre aquilo que os nazis faziam e mostrar ao público americano o que estava a acontecer a pessoas reais, vivas, apanhadas pela vaga de uma ideologia perversa" pag. 86
Terminado em 11 de Julho de 2025
Estrelas: 6*
Sinopse
Max e Martin são amigos dedicados e coproprietários de uma galeria de arte nos Estados Unidos da América.
Quando, em finais de 1932, Martin decide voltar para a sua Alemanha natal com a família, os dois mantêm-se em contacto através de cartas e é a partir da sua troca de correspondência que se constrói este romance.
Max, em São Francisco, continua a gerir o negócio, especialmente próspero entre a comunidade judaica, a que ele pertence.
Já Martin, na Alemanha, encontra um país em transformação, que tem sobre ele um impacto inultrapassável.
Publicado originalmente em 1938 e elogiado pela crítica como «a denúncia mais eficaz do nazismo que surgiu no campo narrativo», Desconhecido Nesta Morada tornou-se ao longo das décadas um fenómeno editorial com milhões de leitores em todo o mundo, revelando em Kathrine Kressmann Taylor uma autora de enorme presciência.
Cris
Sem comentários:
Enviar um comentário