Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

"Crime na Mesopotâmia" de Agatha Christie

Leio com interesse médio os livros desta grande senhora do crime que é Agatha Christie. Faço-o porque leio em conjunto com uma grupeta e a interação é muito gira. Todos botam palpites e, quase sempre, poucos acertam. 

E referi que leio com um interesse médio porque o estilo de apresentação das personagens e das suas interações não me desperta, sinceramente, grande empatia. As pistas falsas semeadas e o facto de todos terem motivos, enervam-me. Desta feita, por acaso até acertei no assassino mas foi um palpite completamente descabido (pensei no indivíduo menos provável) embora as razões pelas quais o fez e de que modo o concretizou me tivessem passado completamente ao lado. A bem da verdade achei meio pateta como conseguiu assassinar alguém da forma como foi descrito. 

Mas vou insistindo porque pode ser que haja algum que me agrade mais. Que me desculpem os amantes de AC mas esta autora não me atrai deveras. Mas como disse, o convívio compensa... :)

A narradora é uma enfermeira que é contratada para tomar conta de uma mulher de um arqueólogo famoso, supostamente por ter reações esquisitas, levando as pessoas em seu redor e atribuir-lhe problemas mentais. Encontram-se a efetuar uma pesquisa arqueológica nos arredores de Bagdade, Iraque. Um assassinato põe fim a um ambiente estranho, uma tensão crescente sentida pela enfermeira. Hercule Poirot entra em acção.

Terminado em 20 de Julho de 2025

Estrelas: 3*+

Sinopse 
Amy Leatheran é uma jovem enfermeira encarregada de acompanhar o casal Kelsey na sua viagem para Bagdade. Finda a tarefa para a qual fora contratada, Amy prepara o seu regresso a Londres quando é inesperadamente contactada pelo Dr. Leidner, um arqueólogo de renome, para dar assistência à sua mulher, Louise. De facto, Louise é uma pessoa extremamente nervosa e sofre de súbitos e incontroláveis ataques de pânico. No cenário longínquo de uma escavação arqueológica nas margens do rio Tigre, Amy conquista o afecto e a confiança de Louise, que lhe faz confidências sobre o seu passado e chama a atenção para os estranhos acontecimentos que ocorrem no acampamento e cuja origem é unanimemente atribuída aos seus próprios problemas nervosos. Mas depressa se torna óbvio que as suas suspeitas estavam correctas. E quando a tensão tinge o seu auge eis que surge o inigualável Hercule Poirot, numa oportuna viagem pela Mesopotâmia. Por entre um labirinto de segredos e mentiras, Poirot parece, desta vez, ter chegado tarde de mais...   Agatha Christie nasceu Agatha May Clarissa Miller, em Torquay, na Grã-Bretanha, em 1890. Em 1971, a rainha Isabel II consagrou-a com o título de Dame of the British Empire. Deixando para trás um legado universal celebrado em mais de cem línguas, a Rainha do Crime, ou Duquesa da Morte (como ela preferia ser apelidada), morreu em 12 de Janeiro de 1976. Em 2000, a 31st Bouchercon World Mystery Convention galardoou Agatha Christie com dois prémios: ela foi considerada a Melhor Escritora de Livros Policiais do século XX e os livros protagonizados por Hercule Poirot a Melhor Série Policial do mesmo século.

Cris 

Sem comentários:

Enviar um comentário