Um livro que se lê com muito gosto e rapidamente apesar das suas quase 400 páginas. A história atrai-nos porque o amor pelos livros está presente bem como o gosto da leitura e o seu poder curativo. Sim, ler significa aprender, viajar e criar relações de empatia e ódio pelos personagens. A ficção pode ter um efeito curativo sobre as nossas preocupações que, falo por mim, às vezes somos nós que as aumentamos com medos futuros que não têm razão de ser. Revemo-nos em muitas situações e aprendemos com elas.
E é em torno duma lista de livros a ler que surge, aparentemente do "nada", que as ligações entre as personagens se vão tornando mais fortes, laços de amizade que se criam em que os livros são o mote para encontros e reuniões. Dores emocionais que se atenuam quando essas relações se fortalecem.
"... a Ba sempre me disse que, ás vezes, quando se gosta mesmo de um livro, é preciso lê-lo novamente! Para revivermos aquilo que gostávamos e descobrirmos o que podemos ter perdido. Os livros mudam sempre à medida que a pessoa que os lê muda também," pág. 357
E como sei que um bom leitor não resiste a uma lista e "só para o caso de precisares", aqui fica a lista que está no palco deste livro que gostei muito de ler, porque " os livros mostram-nos o mundo, não o escondem":
- Mataram a cotovia,
- Rebecca,
- O Menino de Cabul,
- A Vida de Pi,
- Orgulho e Preconceito,
- Mulherzinhas,
- Beloved
- Um Bom Partido
Terminado em 30 de Maio de 2025
Estrelas: 5*
Sinopse
Há livros capazes de mudar uma vida para sempre…
Mukesh leva uma vida pacata num subúrbio de Londres e tenta manter as rotinas estabelecidas pela sua mulher, Naina, que faleceu recentemente. Vai às compras todas as quartas-feiras, frequenta o templo hindu e tenta convencer as três filhas de que é perfeitamente capaz de organizar a sua vida sozinho.
Aleisha é uma adolescente que trabalha na biblioteca local durante o verão e que, curiosamente, não gosta de ler. Até que encontra um papel amachucado dentro de um exemplar de Mataram a Cotovia com uma lista de livros dos quais nunca ouvira falar. Intrigada, e um pouco entediada com o seu trabalho, decide começar a ler os livros aí sugeridos.
Quando Mukesh vai à biblioteca para devolver um dos livros de Naina e pedir outras sugestões de leitura, numa tentativa de criar laços com a neta, Aleisha recomenda-lhe os títulos da lista. É assim que, livro a livro, vão descobrindo a magia da leitura e encontrando novos significados para as suas vidas. E é através destas leituras partilhadas que Aleisha e Mukesh encontram a força necessária para lidar com os desgostos e problemas do dia a dia e reencontram a alegria de viver.
Uma história sobre amizade, amor e o poder que os livros têm de mudar a vida de quem os lê.
Cris
Sem comentários:
Enviar um comentário