Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

"Mulheres Sem Medo" de Marta Breen e Jenny Jordahl (GN)

Ainda tenho algumas graphic novels por ler. Como são livros caros, vou aproveitando ocasiões especiais para as adquirir e acabam na estante à espera de vez. Chegou o tempo desta pequena maravilha.

A capa, o título e o sub-título são representativos do conteúdo. Mulheres sem medo que, na sua época, lutaram contra preconceitos instituídos, por uma liberdade que não era atribuída, por direitos a que queriam ter direito, por acesso a escolhas que lhes estavam interditas.

Algumas das suas conquistas são, nos dias de hoje, tidas como adquiridas e não sabemos (ou esquecemos) o quanto foi difícil conseguir alguns desses direitos. Uma vez mais, os livros como fonte de aprendizagem. Alguns nomes eram-me completamente desconhecidos e as vidas destas mulheres corajosas foram, no mínimo, cheias de peripécias. A prisão e a morte estiveram, em muitos dos casos, no fundo do túnel.

Achei que faltava um índice já que esta GN acaba por estar dividida em vários capítulos, direccionados a um tema específico. As cores são usadas para delimitar esses temas: como pano de fundo está o preto e o branco e em cada capitulo uma cor é-lhe adicionada.

Gostei muito. Se quiserem saber mais sobre os combates e lutas de muitas das mulheres, através dos tempos e em contextos geográficos diferentes, esta é uma hipótese muito boa.

Terminado em 31 de Outubro de 2023

Estrelas: 5*

Sinopse

Liberdade, Igualdade, sororidade. Mulheres sem Medo é uma novela gráfica que cobre 150 anos de história do feminismo. São 150 anos de coragem, garra e visão de quem lutou e ainda luta pelos direitos das mulheres à volta do globo. Da luta abolicionista ao movimento #MeToo, passando pela história das sufragistas e do direito ao aborto e à contraceção e pela reivindicação dos direitos LGBTQ e do casamento gay... está (quase) tudo aqui. Atreve-te a ser ouvid@ e a juntar a tua voz às del@s..

Cris

2 comentários: