Os livros abrem-nos portas para podermos viver outras vidas! Quem lê, sabe isso. Às vezes viajamos no tempo, muitas das vezes para épocas em que o ódio e o desamor imperavam. Ficamos a conhecer detalhes que, se não reais, pelo menos representativos do momento. Aprendemos.
A viagem que este livro nos propõe é diferente. Não entramos numa cápsula do tempo que nos deixa numa época muito anterior à nossa. Mas o tema, duro e profundo, é transversal no tempo. Quantas pessoas não o terão sentido na pele?
Ao marido da autora foi diagnosticado Alzheimer aos sessenta e poucos anos. As mudanças iniciais no seu comportamento foram subtis e passaram despercebidas. Quando confrontado finalmente com a situação, quando o diagnóstico aterrador surgiu, o céu caiu para este casal que estava junto há 12 anos e que esperava ter uma velhice conjunta e feliz.
Ao tomar uma decisão sobre a sua vida, Brian, teve de enfrentar familiares, amigos e a autoridade/leis. Não conseguiria ter levado o seu intuito avante se não tivesse Amy do seu lado. Coragem e amor, tiveram de sobra. Mas muita dor também.
Amor e Perda, um título feliz para um livro impactante, duro e escrito com uma sensibilidade extrema. "Escreve sobre isto", pediu Brian. Amy Bloom assim o fez. Deve ter sido difícil, para ela, voltar atrás e recordar mas, imagino, que se traduziu numa catarse também.
Recomendo.
Terminado em 14 de Novembro de 2023
Estrelas: 6*
Sinopse
Amy Bloom começou a reparar em mudanças no marido, Brian. Reformou-se de um novo emprego de que gostava. Afastou-se das amizades mais próximas.Começou a falar bastante sobre o passado. Subitamente sentiu que existia uma parede de vidro entre eles. As suas longas caminhadas e conversas cessaram. O seu mundo foi lentamente abalado até uma ressonância magnética confirmar o que não podiam mais ignorar:Brian sofria de Alzheimer. Ponderaram o impacto que isso teria no seu futuro como casal. Brian estava determinado a morrer de pé...
Cris
Uma dura realidade para muitos. Gostava de o ler.
ResponderEliminarÉ mto forte. Duro. Tão real. Beijinhos Akexandra!
Eliminar