Terminado o segundo volume desta saga (Filhas de Uma Nova Era). Que dizer mais que não tenha referido quando acabei o primeiro volume?
Muitos personagens, que já são "meus", sofrem uma modificação que advém do crescimento e amadurecimento que se adquire com o decorrer dos anos, outros entram na vida destas quatro amigas provocando nela algumas alterações, amigas que são tão diferentes nos seus aspectos físicos e de personalidade!
A acção decorre de Março de 1949 até Novembro de 1969. Com o terminus da guerra foi tempo de Hamburgo se reconstruir. Nas pessoas, neste caso, nos seus habitantes, as marcas da guerra também se fizeram sentir e os destroços não se limitaram às perdas de objectos físicos. Os que não se vêem são os mais difíceis de sarar e reconstruir.
Ficamos presos aos laços familiares entre elas, laços que se quebram, que se mantêm mas que se reconstroem também. Os filhos e as dificuldades no seu crescimento, as relações que se devem manter em sigilo porque constituem um delito punido pelas leis da época, as pequenas e grandes vicissitudes da vida. Tudo nos leva a virar as páginas com vontade!
Se gostam de sagas familiares que se vão desenrolando e desenvolvendo com o decorrer dos acontecimentos históricos que marcaram esta época, esta trilogia é perfeita!
O último livro já cá mora em casa e em breve será lido!
Terminado em 31 de Maio de 2023
Estrelas: 5*
Sinopse
1949. A guerra terminou. Os nazis foram derrotados. A cidade de Hamburgo ficou reduzida a cinzas, muitos ficaram sem uma casa para a qual regressar. É preciso reerguerem-se dos escombros. É o que tenta fazer Henny, incapaz de esquecer o olhar da sua amiga Käthe naquele elétrico… Se Käthe sobreviveu à guerra, porque não entrou em contacto com ela? Lina abriu uma livraria e luta por levar o seu negócio adiante. Ida está desiludida com a sua relação com Tian, apesar de tudo o que viveram juntos.
Durante décadas, as quatro amigas partilharam a felicidade e a tristeza, as pequenas alegrias, bem como os momentos mais sombrios. Agora, os seus filhos crescem num mundo novo e também eles têm histórias para contar.
Começam, finalmente, os anos do milagre económico e das revoluções sociais, que marcaram as décadas de 1950 e de 1960: a construção do Muro de Berlim, o aparecimento da pílula contracetiva e da televisão, o início dos movimentos estudantis e a música dos Beatles. Mas ainda há um longo caminho a percorrer...
Cris
Imagino ser um livro interessante de ler
ResponderEliminar*
Uma Santa e feliz semana.
*
Ilusões e Poesia
*/*
Olá, Cris.
ResponderEliminarNão conhecia esta saga. Gosto muito de sagas familiares, gosto de ir acompanhando o desenrolar dos acontecimentos e o seu impacto nas personagens. Já tomei nota. Bjs
São 3 tijolos mas estou a gostar muito. Uma forma de olhar para a História do mundo também. Bj
EliminarGostava muito de ler esta trilogia.
ResponderEliminar