Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

quarta-feira, 7 de junho de 2023

"Sonechka" de Ludmila Ulitskaya

Antes de mais, quero dizer-vos que gostei muito desta história, desta menina que se faz mulher, que adora ler e se perde no meio das suas leituras e dos "seus" personagens! 

A história é envolvente, as personagens pouco habituais, pouco parecidas com as que surgem nos livros que leio, o que fez com que depressa ficasse ligada a esta Sonechka/Sónia/Sofia. A escrita é límpida, directa e ao mesmo tempo forte, impactante. Gostei muito disso! Não são precisos floreados para se chegar ao leitor. Em menos de 120 páginas, uma vida inteira! Tudo faz sentido, tudo tem razão de ser nesta estória tão bem contada! 

No entanto quero alertar-vos para um pormenor que, para mim, fez toda a diferença no terminus desta leitura! Um pormenor que não reparei e que vi somente agora ao pegar de novo no livro para dar a minha opinião. Leiam com atenção a nota de rodapé feita pela tradutora e que se encontra na primeira página. Os nomes que escrevi em cima mais não são que diminutivos de Sofia. Porque durante a leitura Sonechka e Sónia surgem sempre mas quase no final é referido Sofia. Fiquei a dar voltas e voltas a pensar quem era a Sofia, se algo me tinha escapado porque não conseguia entender esse final... Perguntei a uma amiga que me explicou que dois nomes mais não eram que diminutivos. Confesso que fiquei a pensar que a tradutora não tinha feito o seu trabalho em condições 😞! 

Coisas parvas de uma leitora desatenta que tem dificuldade em começar leituras. Daí o meu desamor pelos contos... 

Mas, retratando-me, recomendo-vos muito esta leitura! 

Terminado em 13 de Maio de 2023

Estrelas: 5*

Sinopse

Livro vencedor do Prémio Médicis Étranger do Russian Booker Prize e do Prémio Literário Giuseppe Acerbi

Desde a mais tenra idade que Sonechka, uma rapariga invulgar e pouco atraente, se refugia obsessivamente na leitura, a ponto de tratar personagens inventadas como pessoas reais. Com o início da guerra, Sonechka parte para Sverdlovsk, onde encontra trabalho como bibliotecária. Aí conhece Robert Viktorovich, um artista recém-libertado de um campo de trabalho forçado soviético, que, de rompante, lhe pede em casamento. Seguem-se anos de satisfação, em que o amor conjugal, a maternidade e os cuidados do lar passam a ocupar o centro da vida de Sonechka, trazendo-lhe uma felicidade que ela nuncasonhou merecer e que sobreviverá ao período difícil do pós-guerra e ao surgimento de um surpreendente triângulo amoroso.

Publicado em 1995 e amplamente traduzido e premiado, Sonechka é o primeiro romance de Ludmila Ulitskaya e o início de uma fulgurante carreira que a consagrou como um dos nomes cimeiros da Literatura contemporânea internacional. Uma história subtil e inteligente sobre o destino de uma mulher, tendo como pano de fundo a História da Rússia no século XX — o regime soviético e o seu desmoronamento.

2 comentários:

  1. Se gostou de ler é porque é um bom livro. Não me restam dúvidas disso.
    *
    Uma quarta feira com Saúde, Paz e Amor.
    */*

    ResponderEliminar