Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

sexta-feira, 17 de março de 2023

"A Voz Adormecida" de Dulce Chacón

Livro emprestado por uma amiga livrólica porque não existe disponível no mercado. Se o virem por aí numa banca de livros usados não hesitem, agarrem-no!

Foca um tema bastante recorrente nas leituras que escolho, que me deixa sempre surpreendida e com mais conhecimentos sobre o mesmo, a Guerra Civil Espanhola (1936/1939). Desta feita a trama passa-se no pós-guerra à volta de um grupo de mulheres e, por arrasto, de seus familiares que se encontram aprisionados numa prisão nos arredores de Madrid. Não são apoiantes de Franco/dos Falangistas e, como tal, sofreram represálias e torturas várias nas prisões. 

A guerra, depois de “acabada” não significa paz para toda a gente. Outras guerras se apresentam. A maior parte das vezes, guerras internas de superação dos traumas vividos, outras, se pertencem ao grupo dos vencidos, guerras físicas, represálias e torturas, como referi. Hortência, Elvira, Tomasa, Reme, Pepita vão encontrar tudo isso na prisão. Até a morte. Mas o sentimento de partilha, unidade e amizade fá-las não desistir da luta e é com verdadeiro interesse que as páginas passam por nós. A resistência ao regime franquista passa também pelo interior da prisão.

Com capítulos curtos, este livro é um verdadeiro “page turner”. Não apetece largar! Recomendo muitíssimo. 

Terminado em 26 de Fevereiro de 2023

Estrelas: 6*

Sinopse

Um grupo de mulheres, encarceradas na prisão madrilena de Ventas, ergue a bandeira da dignidade e da coragem como única arma possível para se confrontarem com a humilhação, a tortura e a morte.

A Voz Adormecida ajuda-nos a mergulhar no papel que as mulheres tiveram durante anos decisivos para a história de Espanha. Relegadas ao meio doméstico, decidiram assumir o protagonismo que a tradição lhes negava para lutar por um mundo mais justo. Umas na retaguarda e as mais ousadas na vanguarda da luta armada da guerrilha, onde deixaram a evidência da sua valentia e sacrifício. 

Cris

5 comentários:

  1. Um tema sobre o qual também gosto de ler e este livro parece muito interessante. Pena é que não esteja disponível :(

    ResponderEliminar
  2. Olá Cristina! Obrigada por nos presentear com as suas opiniões e apresentar as suas leituras com tanto carinho. Gosto mesmo de passar por aqui…pena não me cruzar, no meu quotidiano, com pessoas que gostem de ler como nós, ainda por cima com gostos literários semelhantes. Tudo isto para dizer que já li este livro há uns anitos ( e não conheço ninguém que o tenha feito) e até o fiz na língua original, já que em português era impossível de arranjar. Confesso que me custou um pouco captar a essência do livro, o espanhol literário não é assim tão acessível, mas no fim ficou aquela sensação maravilhosa no peito, tais foram as emoções que experimentei com esta leitura. Muito especial este “La voz dormida”!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana, que boas palavras as tuas! Obgda! Ainda não perdi a esperança de encontrar este livro num alfarrabista! Pena é não voltar a ser editado porque é tão bom! Beijinho e comenta sempre que te apetecer!

      Eliminar