Em "O Farol", Francisco, jovem que aos 16 anos se alistou nos Carabineiros, desertou e, fugido das tropas falangistas, chegou a um velho farol inoperacional. Encontrou um velho faroleiro “louco” que o convidou a ficar uns dias por lá. Jovem, desiludido com a vida e sem sonhos para o futuro, Francisco, vai aos poucos ganhando esperança. As histórias entre estes dois seres, tão diferentes na idade e, no entanto, tão próximos nos seus valores pessoais, cativam o leitor. Todas as imagens deste conto são em preto e azul.
Já "O Jogo Lúgubre" pareceu-me uma história bem macabra entre um pintor (baseada na história de Salvador Deseo) que vive isolado juntamente com a sua amante e dois estranhos amigos. Quando um secretário novo se apresenta para substituir o antigo, começam para ele uma miríade de problemas. Desde os maltratos dos habitantes da aldeia mais próxima, quando se apercebem onde é que ele vai trabalhar, até às situações sinistras que vivencia na casa do pintor…
Achei verdadeiramente interessante o Prefácio do autor, as explicações que fornece de como chegou a estas histórias e toda a base que as sustenta.
Terminado em 16 de Fevereiro de 2023
Estrelas: 4*
Sinopse
Este livro contém duas novelas gráficas do início da carreira de Paco Roca.
O Farol publicada em 2004, é uma ode à imaginação, aos sonhos e à liberdade. Um faroleiro e um jovem combatente republicano fugido das tropas falangistas discutem sobre as questões da vida, pelo meio de muitas referências literárias. a bicromia em preto e azul resulta perfeita para o ambiente desta obra optimista e de ritmo lento, em contraponto com a segunda história.
O Jogo Lúgubre (título de uma pintura de Dalí) escrita e desenhada inicialmente a preto e branco, em 2001, é uma bizarra história de horror, que parte de um misterioso livro escrito por Jonás Arquero, secretário pessoal do universal pintor catalão Salvador Dalí (Deseo no livro). Em 2012 esta obra, a mais querida de Paco Roca na altura da sua edição, foi publicada em bicromia, num preto e vermelho mais adequada ao tom de terror do relato. Descubra duas dimensões distintas de Paco Roca neste álbum.
Cris
Acredito que seja um bom livro de ler. Penso narrar uma estória muito interessante.
ResponderEliminarCumprimentos poéticos
Para quem aprecia graphic novels este livro parece ser uma boa opção de leitura.
ResponderEliminar