Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

sexta-feira, 3 de março de 2023

"Laços" de Domenico Starnone

Um livro com pouco mais de 100 páginas mas que nos prende e enche os momentos de leitura de sensações boas. Reconhecemos alguns sentimentos que grassam nestes laços familiares, ou porque já os vivemos ou porque traduzem vivências dos que nos são próximos. 

E é disto mesmo que este livro nos fala. De laços. De relações que duram toda uma vida, das perspectivas de cada interveniente, dos momentos de ruptura e dos sentimentos que os mesmos infligem na família mais próxima, de como se reage, de como se sofre e se faz sofrer.

Três entradas (três partes), cada uma com o seu narrador que vai contando episódios de uma relação turbulenta que constitui a vida do casal Aldo e Vânia e seus dois filhos, Sandro e Anna. Os segredos escondidos que acabam por ser revelados, os traumas que não se superam numa família disfuncional, as mentiras presas por um fio e que refletem essas disfunções. 

E no meio dessa relação que envolve os filhos, a falta de um diálogo honesto. "Desde essa crise de há tantos anos, apreendemos os dois que, para vivermos juntos, devemos dizer um ao outro muito menos do que aquilo que calamos." (Pag 97) Um calar morno e insonso. Uma viagem crua onde momentos passados e presentes se intercalam tendo o leitor plena consciência do momento onde se encontra. As várias vozes de uma relação envelhecida e conflituosa. Gostei muito.

Terminado em 19 de Fevereiro de 2023

Estrelas: 5*

Sinopse

O amor é um jogo sublime. E uma perigosa armadilha. Um romance magistral sobre as forças subterrâneas do amor.

«[...] Aprendemos os dois que, para vivermos juntos, devemos dizer um ao outro muito menos do que aquilo que calamos.»

Como muitos casamentos, o de Vanda e Aldo foi sendo desgastado pelo tempo, a tensão, o atrito, a rotina, a infidelidade. Mas sobreviveu ileso. Ou talvez não.

Olhando de perto, com atenção, é possível ver as finas fissuras que podem estilhaçar o casamento, como uma pequena jarra que se toca ao de leve e se desfaz em mil pedaços. O que deixamos para trás quando deixamos alguém? Uma casa, uma família, um passado, uma ideia de futuro? Quão fortes so os laços que nos unem aos que amamos? E quão livres nos permitem ser?

Domenico Starnone oferece-nos um olhar incisivo e terno sobre o amor, o casamento, a família, o legado que deixamos aos nossos filhos e o lugar que a liberdade individual pode ter no meio de tudo isso. Um romance provocador, intensíssimo e verdadeiro, pela mão de um dos maiores nomes da literatura italiana contemporânea.

Cris

2 comentários: