Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

"Margarida Espantada" de Rodrigo Guedes de Carvalho

Já tinha ouvido falar bem desta obra. Comecei, há muitos anos, um livro

deste autor (A Casa Quieta) mas na altura não me despertou interesse e larguei-o. Se calhar está na altura de aventurar-me de novo nele, mas, primeiro quero ler O Pianista de Hotel e Jogos de Raiva. Destes houve quem me falasse muito bem.

Este é um livro estranho. Contado de uma forma que me agradou bastante mas fala-nos  sobre uma história com finais que são tudos menos felizes. Reais sim. Felizes não. E, após a ultima página, o leitor fica completamente sem chão. Espantado, como o título!

Trata sobre violência doméstica e sobre uma doença mental não especificada mas que inferi ser esquizofrenia. É uma história, no mínimo, perturbadora. Pelos acontecimentos narrados mas também pelo destino dos personagens. 

Uma história dura narrada de uma forma diferente. Gostei mas li o final duas vezes. Seria possível? Era!

Terminado em 27 de Setembro

Estrelas: 5*

Sinopse

Margarida Espantada é sobre família. Sobre irmãos. É sobre violência doméstica e doença mental. É um efeito dominó sobre a dor.

A literatura é um jogo do avesso. Os bons romances são sempre sobre amor, e os melhores são os que fingem que não são.

Não devemos recear livros duros. As histórias que mais nos prendem trazem uma catarse que nos carrega as mágoas, personagens que apresentam as suas semelhanças connosco.

Gosto da ficção que é número arriscado de circo, com fogo e espadas, que nos faz chegar muito perto da queimadura que não vamos realmente sentir. Mas reconhecemos.

(Rodrigo Guedes de Carvalho)

Cris

6 comentários:

  1. Olá Cris,
    Do RGC li em Março, mulher em branco e sinceramente não gostei.
    Li a Margarida espantada a semana passada e gostei, mas não é 5* longe disso, no entanto comparado com o primeiro que li é muito melhor. Dificilmente volto a ler alguma coisa do RGC, mas .... fiquei muito curiosa com os 2 livros que referiste :) vou aguardar a tua opinião.
    Boas leituras

    ResponderEliminar
  2. Dei 5* que corresponde ao que normalmente chamam 4*. Costumo dar 6* aos melhores! Os outros disseram-me que eram melhores que este, vamos ver... beijinho

    ResponderEliminar
  3. No meu entender Rodrigo Guedes de Carvalho trata as histórias sempre de uma forma diferente e, os finais, normalmente, são "estranhos". Quando me perguntam se algum dos livros que li dele acabam bem, fico sempre sem saber o que dizer... porque para mim, embora não possa dizer que acabam bem, também não consigo entender que acabam mal, porque dado o tipo de discurso e temática, os finais são reais, como dizes, Cris.

    Li A Casa Quieta, O pianista de Hotel e...ADOREI!!!

    Tenho os Jogos de Raiva e Margarida Espantada aqui em casa, à espera, para ler e, pelo que li na diagonal, enquadram-se no tipo de conteúdo e escrita dos anteriores, pelo acho que vou gostar. Mas, a minha irmã tentou ler Jogos de Raiva e não o terminou.

    Penso que para gostar dos seus livros temos que estar preparados para uma escrita densa, complexa e realista, por vezes em demasia.

    Contudo, é somente a minha opinião. Venham outras!

    Boas leituras.

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta foi a minha estreia. O próximo será o Pianista, então! Beijinhos, Alexandra!

      Eliminar
  4. Há uns anos também iniciei um dele e desisti...

    ResponderEliminar
  5. Do Rodrigo Guedes de Carvalho só li "Jogos de Raiva" e gostei e emprestei à minha irmã, que também gostou.

    ResponderEliminar