Esta leitura prende logo nas primeiras páginas. Sofia quer um filho
desesperadamente. Os tratamentos para a infertilidade esgotam-na e esgotam o seu casamento. Quanta verdade nesta trama ficcionada! Gostei muito deste começo e, por que não?, gostaria que tivesse sido ainda mais explorado pela autora que, como profissional da saúde ligada a esta área, sabe bem quanto sofrimento está envolvido e quantas vidas destruídas por esse desejo não conseguido!
Ainda nesta primeira parte viajamos, depois, para o passado de Sofia, as suas recordações dos verões na Praia da Luz, no Algarve, sítio onde viria a conhecer o seu futuro marido. E é aqui que esta analepse se estende em detalhes que considero estarem mais dirigidos a um público mais jovem, o que fez com que atribuisse 4* a esta parte.
Já a segunda parte deste livro merece as minhas 5*. Não é que não tenha lido a primeira parte com rapidez, nem apreciado a escrita da autora, não. A escrita é muito fluída, directa e simples, como gosto. Creio, no entanto, que esta parte será mais dirigida e apreciada por outra faixa etária que não a minha, só isso!
Posto isto, e referindo-me à segunda parte, passada em Moçambique, o ritmo torna-se mais a meu gosto, os acontecimentos sucedem-se com mais ritmo e um leitor "cota" como eu fica rendido. Sabiamente, Iris Bravo deixa em aberto o final desta história o que nos leva a desejar que a continuação desta trama saia rapidamente!
Feitas as contas: 4*+5*=4,5* ou 4*+. Leiam e depois digam o que acharam. É bom lembrar que trata-se de uma primeira obra desta autora. Espero ansiosa pela continuação da história. Será que vai ser explicado melhor o título? Percebe-se que há uma forte ligação entre as mulheres desta família, avó, mãe e neta, mas gostava de conhecer melhor as duas personagens mais velhas... Fica a dica, Iris!
Terminado em 8 de Outubro de 2020
Estrelas: 4*+
Sinopse
NA LINHA DO CORAÇÃO ENTRE PORTUGAL E MOÇAMBIQUE, AS SEGUNDAS OPORTUNIDADES SÃO AGORA OU NUNCA.
Sofia
tem 32 anos, é professora num colégio privado em Lisboa e casada com um
arquiteto de uma família nobre Ribatejana. Ele conservador e ela
liberal, não tinham nada em comum quando se apaixonaram numas férias de
verão dez anos antes. Viveram um namoro feliz seguido de um casamento de
sonho, desgastado nos últimos anos pela sua obsessão por uma gravidez.
Quando
descobre que foi traída, Sofia aceita uma proposta da sua mentora e
viaja para Moringane, uma cidade no interior de Moçambique.
Disposta a
viver aventuras, envolve-se com Alex, um homem que a atrai apesar dos
seus modos secos mas lhe esconde segredos, como a verdade sobre si
próprio e uma rede de tráfico humano a operar em Moringane.
Corajosa e emotiva, Sofia terá de enfrentar situações de grande perigo que a irão levar a uma descoberta surpreendente.
Cris
Este livro despertou-me curiosidade desde que dele tive conhecimento.
ResponderEliminarGosto de livros que prendem logo 😍
ResponderEliminarConcordo em absoluto com o que diz; não gostei do final suspenso, afinal é um livro não é uma telenovela... fiquei desiludida confesso
ResponderEliminar