Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

terça-feira, 27 de outubro de 2020

"Consentimento" de Vanessa Springora

Estou literalmente sem palavras após esta leitura! E, no entanto, a minha cabeça está repleta, num turbilhão de ideias e interrogações! Esta leitura foi, sem dúvida alguma, uma das que mais me impressionou. De todo o sempre. Não me vou esquecer deste livro e de como me senti revoltada com as páginas e páginas de uma violência que não sei qualificar nem quantificar. E, sobretudo, da impunidade com que um indivíduo que considero um violador reiterado gozou a vida inteira. 

Não sei se estão a par do conteúdo desta história! Era bom que se tratasse apenas de ficção e mesmo assim seria de uma dureza imensa! Quero dar os parabéns à autora pela coragem que precisou ter para colocar no papel a sua história, a sua vida. Nua e crua.

V. apaixona-se por G.! Isso não seria de espantar mas V. tem apenas 13 anos e G. é trinta e seis anos mais velho. Que mais há para dizer? Que G. utilizou a sua experiência para a conquistar de modo a que ela se entregasse de livre vontade? Não sei se, legalmente, o podemos chamar de violador visto que há o chamado consentimento da menor mas  podemos chamar, entre outras coisas!, de abusador sexual. 

Como é possível que um homem assim tivesse passado impune à Justiça durante a sua vida toda? Um escritor, com toda uma obra cujo foco é precisamente as (suas) relações sexuais com menores de dezasseis anos.  

V. demora muito até descobrir o verdadeiro carácter de G. Demora muito tempo a aceitar-se como vítima. Afinal, como refere, como "admitir que fomos abusados quando não podemos negar que consentimos?" Demorará muitos mais anos a conseguir afastar-se das garras de V. 

Uma das coisas que mais me chocou foi a aceitação/colaboração da parte dos adultos que a rodeavam! Que amor lhe tinham? 

Um livro duríssimo que deve ser lido. Continuo sem palavras e com a cabeça num turbilhão!

Terminado em 23 de Outubro de 2020

Estrelas: 6*

Sinopse

O livro-testemunho que incendiou a sociedade francesa. Uma história de amor e perversão, de vítimas e predadores. Paris, meados da década de 80: a jovem V. procura nas páginas dos livros algo que preencha o vazio de afecto deixado pelo divórcio dos pais. Com treze anos, num jantar, conhece G., escritor, figura da elite intelectual parisiense, semblante de monge budista e «olhos de um azul sobrenatural». Desconhece a reputação sulfurosa de que o escritor de cinquenta anos goza e desde o primeiro olhar é conquistada pelo magnetismo daquele homem, pelos olhares que lhe dedica. Depois de um meticuloso cortejo de algumas semanas, V.entrega-se a G. de corpo e alma.

Cris

4 comentários:

  1. Ler esta publicação já foi o suficiente para ficar chocada com a história do livro. Gostava de o ler, embora depreenda que vou ficar com o estômago revoltado.

    ResponderEliminar
  2. Não quis ler o resumo, mas tenho receio de livros tão "pedados"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo-te mas, por outro lado, sendo uma história verídica, sou atraída por estes livros. Constituem um iman para mim!

      Eliminar
  3. Fiquei muuuiiittoo curiosa! Esta editora nunca desilude :)

    ResponderEliminar