Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

quinta-feira, 21 de maio de 2020

"Uma Lágrima na Face da Índia" de Daniel Nunes de Sousa

Ouvi algumas meninas dizer bem deste livro (acho que foi no Bookgang da Helena Magalhães) e comprei-o. A escolha teve mais a ver com o título, confesso. A Índia sempre me fascinou mas sem desejar conhecê-la pessoalmente. Gosto de ouvir os relatos de quem lá vai. Sobretudo porque, normalmente, vão do oito ao oitenta. Os contrastes fazem desta terra um sítio de amor e de ódio. E têm sido estes contrastes tão fortes e tão marcantes que me têm afastado deste país.

As cinco estrelas que atribuo a este livro vão direitinhas aos aspectos relacionados com a cultura deste povo. Foi esta aprendizagem constante que senti ao percorrer estas páginas que fizeram com que facilmente atribuísse estas estrelas.

Como pano de fundo deste romance está a violência sofrida por muitas mulheres indianas, as mortes, espancamentos e violações a que são sujeitas, os seus desaparecimentos, a corrupção de algumas instituições que fecham os olhos às queixas. A impunidade com que tudo isso acontece.

Para primeiro romance deste autor, achei este livro muito bom. Alguns aspectos mereciam mais atenção e outra abordagem mas a escolha do tema pareceu-me muito apropriada e denota um estudo e conhecimento profundos que muito me agradou.

Terminado em 19 de Maio de 2020

Estrelas: 5 *

Sinopse
Noah, enfermeiro num hospital do coração de Londres, debate-se com uma vida sem rumo e decide partir para a Índia, em busca de conhecimento. A sua viagem leva-o a conhecer Sahana, uma jovem cuja vida se encontra perto de um abismo. Num país onde uma mulher só tem valor se casar com um homem, Sahana vê a sua vida entregue aos braços de um polícia impiedoso da cidade de Deli: Hasin, que esconde um terrível segredo e não abre mão da sua noiva, procurando segurar o casamento arranjado. Dividida entre a razão e o coração, Sahana foge com Noah, mas em pouco tempo, Hasin descobre-os e leva-a para parte incerta.
Porém, por meio de um desejo e amor sem limites, Noah vai enfrentar as regras de um país agarrado às tradições, onde a violência sobre as mulheres atinge proporções gigantescas. Conseguirá o enfermeiro de Londres reencontrar a sua paixão?
A ficção e a realidade enleiam-se num comovente e inesperado romance, onde os ecos culturais de uma Índia conservadora colocam o leitor no centro das intrigas de um país que ainda não aprendeu a respeitar as suas mulheres.

Cris

6 comentários:

  1. Já vou em três livros para comprar...este é um deles. Obrigada pela partilha. :)

    Já leu "Sari vermelho" de Javier Moro? (https://www.bertrand.pt/livro/o-sari-vermelho-javier-moro/1553441) talvez goste. Este é um de muitos que li sobre a condição da mulher.

    Bom resto de semana. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alexandra, trata-me por tu, pf. Tenho cá esse livro mas não o li e desse autor tenho ainda por ler Uma Paixao Indiana. Beijinho

      Eliminar
  2. Olá Cris,
    Curiosamente também penso como tu relativamente à India: gosto muito de ler sobre a cultura do país, mas nunca tive vontade de lá ir (confusão a mais...).
    Também adoro ver filmes e séries: destaco aqui o filme Passagem para a Índia e a série A Jóia da Coroa, ambos excelentes adaptações de livros que gostei muito de ler.

    Beijinho e boas leituras!
    🌻

    P.S. Acabei de receber o meu prémio :))
    É muito giro.
    Muito obrigada ou, como se diz aqui, Bem-hajas!
    🦋

    ResponderEliminar
  3. Será, acredito, um livro muito interessante de ler. Grato pela sugestão.
    .
    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
  4. Boas dicas, Maria! Ainda bem que o prémio chegou bem... beijinho

    ResponderEliminar
  5. A minha irmã foi à Índia há poucos anos e o que viu foi, de facto, um país de contrastes. Gostava muito de ler este livro.

    ResponderEliminar