Só depois de ter lido opiniões muito positivas sobre este livro é que a minha curiosidade se acendeu. A capa e o título fizeram-me acreditar, erradamente digo-vos já, que seria um chick-lit, um romance levezinho, que não estava com vontade de ler.
As primeiras páginas são duras, pesadas até, e esse facto fez prender a minha atenção num ápice. Marina é uma médica que trabalha para os MSF (Médicos Sem Fronteiras) e tem passado quase toda a sua vida profissional a ajudar onde a fome e as catástrofes têm lugar. Encontra-se na Etiópia, numa região desértica, onde a pobreza, aliada ao clima, faz perigar a vida dos seus habitantes. Juntamente com o seu companheiro, médico também, ajuda a dar à luz uma menina cuja mãe não resiste e morre no parto. A dureza desta situação é aumentada pela descrição de alguns costumes tribais como a infibulação, mutilação dos orgãos genitais das meninas, ainda pequenas.
Mas a acção não decorre somente aqui. Maioritariamente decorre em Maiorca, numa pequena vila denominada Valldemassa. Marina e sua irmã, Maria, herdam uma habitação, um moinho e uma pequena padaria. Não conhecem a sua benemérita. Tal situação é o ponto de partida para um romance onde o mistério e o amor caminham em paralelo.
Este belíssimo livro consegue fazer-nos visualizar todo o contexto retratado tanto na Etiópia como na pequena vila de Maiorca e até sentir o cheirinho de algumas receitas que a autora incorporou sabiamente nestas páginas. A morte, a perca, a frustação mas também o amor, a cumplicidade e as decisões que a vida nos obriga a tomar, são sentimentos muito bem descritos nestas páginas, que adorei ler. Personagens carismáticos com os quais o leitor sente empatia imediata.
Recomendadíssimo! Para devorar!
Terminado em 30 de Junho de 2018
Estrelas: 6*
Para saber mais sobre este livro, consulte o site da Editorial Presença aqui.
Anna e Marina não se veem há muitos, muitos anos. Inseparáveis durante a infância nas praias ensolaradas de Maiorca, afastaram-se cada vez mais.
Anna, a irmã mais velha, loira e delicada, permaneceu na ilha, presa num casamento infeliz; Marina, a maria-rapaz da família, fez do mundo a sua casa e vive onde a leva o seu trabalho na Médicos sem Fronteiras.
Quando descobrem que herdaram um moinho com uma padaria, as duas irmãs mal podem esperar para se livrar dele e continuar com as suas vidas. Mas, no momento da assinatura do contrato de venda do imóvel, Marina volta atrás. As circunstâncias e motivações por detrás da doação são demasiado misteriosas para serem ignoradas: quem era María Dolores? Que tipo de ligação tinha com elas essa mulher?
Graças à padaria e às antigas receitas familiares, Marina, Anna e a sua filha Anita encontrarão força para perdoar os erros do passado e enfrentar o difícil futuro que as aguarda.
Uma Herança de Amor é um romance sobre a amizade feminina, segredos e coragem, na paisagem encantada de Maiorca.
Cris
Sem comentários:
Enviar um comentário