Um retrato cheio de humor sobre a vida de um homem solteirão, com uma vida sensaborona, onde o passar dos dias é algo constante e sem interesse. Este professor de Linguística faz da sua vida um lento caminhar entre a sua casa e a faculdade onde lecciona. Sem desvios, sem alterações. Sem surpresas.
A entrada inesperada na sua vida de um pequeno animal, cria condições para que a "amizade" entre aos poucos na sua vida. Primeiro é um vizinho, depois uma amizade de infância que regressa, um desconhecido num café passa a conhecido, a amigo. Pequenas transformações que ele se dá conta levam-no a tomar consciência que os pequenos detalhes podem, afinal, ter uma importância imensa e que devemos estar atentos. O tomar consciência que a vida pode ser feita de pequenos nadas é uma coisa que o surpreende e encanta.
Supus, erradamente, que o final seria outro. Talvez preferisse alguma surpresa para o terminus da história, algo que levasse o leitor a um maior espanto. A refleção, essa, fica.
Terminado em 7 de Maio de 2017
Estrelas: 4*
Sinopse
Ao acordar no dia 1 de Janeiro, Samuel, um professor de Linguística solitário, está convencido de que o ano que se inicia só lhe trará verbos no passivo e poucos momentos em itálico, até que um visitante inesperado se esgueira para dentro do seu apartamento e se recusa a sair. Mishima, um gato vadio, torna-se o catalisador que faz Samuel abandonar a comodidade dos seus livros favoritos, dos seus filmes estrangeiros e da sua música clássica, para ir a lugares onde nunca esteve - como a casa do vizinho - e conhecer pessoas que jamais pensaria conhecer - um velho com o qual nunca trocaria uma palavra. Mas há mais: o gato fará com que ele reencontre Gabriela, uma misteriosa mulher do seu passado, que ele já não tinha esperança de voltar a ver. Uma história inteligente, divertida e doce que nos comove e revela que os pequenos detalhes são o grande segredo da felicidade.
"Amor em Minúsculas" é uma pequena preciosidade e está a causar furor internacional. Um livro adorável que conjuga referências literárias e filosóficas com a magia única das pequenas coisas.
Cris
Sem comentários:
Enviar um comentário