Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

quarta-feira, 24 de abril de 2013

"Mentiras & Diamantes" de J. Rentes de Carvalho

Edição/reimpressão:2013
Páginas:316
Editor:Quetzal
ISBN:9789897220951


Estive já com vários livros deste escritor mas nunca os cheguei a levar para casa... Não me perguntem porquê! Talvez porque desconhecesse por completo o que perdia: uma escrita absolutamente apaixonante, um enredo de uma imaginação fora do vulgar.

Os pequenos episódios, de uma história que vamos construindo devagar, mudam com frequência de narrador e de cenários, levando-nos a um conhecimento profundo do carácter e segredos dos personagens, sem perdermos a história principal.

O que parece uma história simples, localizada maioritariamente em espaço algarvio, transforma-se em algo onde o mistério é uma constante, o maior companheiro destas páginas!

E quando vamos embalados na história, eis que o fim chega! Não é um final pacífico, que nos transmita sossego. Voltei atrás, reli a última folha tentando descortinar no meio das palavras do autor algo que me permitisse largar o livro tranquilamente! A dúvida instalou-se: o que acontece aos personagens? Mas afinal a que fim os destinou o autor? Um final inquietante, eu diria, que teimamos em deixar de lado.

Terminado em 21 de Abril de 2013

Estrelas: 5*

Sinopse

Jorge Ferreira, conhecido como "o conde", recebe na sua quinta uma jovem e muito bela inquilina inglesa, que pretende passar uma temporada no interior algarvio a escrever um livro.
Rondando os cinquenta, o anfitrião é um homem educado, atraente e rico, mas extremamente reservado (partilha a imensa casa senhorial, no meio de uma paisagem de cortar a respiração, com apenas duas governantas velhas, uma cozinheira e um feitor): não se lhe conhecem amigos, amantes ou outro tipo de laços. Talvez porque o seu passado esconde um acto de ignomínia, uma tremenda infâmia, que o vitima até hoje e que pretende erradicar da memória.
Sarah Langton é impulsiva e aventureira, viciada em liberdade e em correr riscos - o que não consegue coadunar com a reclusão e a disciplina que a escrita exige. Filha de um italiano riquíssimo, também não são os problemas monetários que a atraem para o perigoso mundo do tráfico de diamantes… mas sim a perspetiva de produzir matéria-prima ficcional de primeira, mesmo que a não passe ao papel, e a de que a aura de segredo e mistério mantenha à distância curiosos indesejados.
Tudo parece concorrer para que estas duas pessoas se aproximem lentamente e que comecem a processar o que as atormenta (a Jorge, o episódio do passado; a Sarah a dificuldade extrema em escrever alguma coisa pertinente)… Mas a súbita visita de Biafra - vistoso fato de linho branco, cravo na botoeira, panamá na mão -, para praticar uma pequena chantagem, precipita uma cascata de revelações, desenlaces, mortes, desaparecimentos entre a Libéria, Marrocos, Algarve, Londres e Amsterdão.
Mentiras & Diamantes, o mais recente e inédito romance de J. Rentes de Carvalho, é um thriller habilmente construído e uma narrativa implacável, violenta e sexy. E um maravilhosamente obscuro objeto de suspense.

Sem comentários:

Enviar um comentário