Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

sexta-feira, 6 de setembro de 2024

"Notas Sobre o Luto" de Chimamanda Ngozi Adichie

Já há muito que queria ler este livro. Sabia do que se tratava, tanto mais que o título não engana ninguém. Gosto muito desta autora e dela já li "Meio Sol Amarelo", em 2010, e adorei (opinião aqui).

Peguei nele agora com o objetivo de preencher uma das categorias do "Bingo de Verão Dona Leitura", "Livro referenciado noutro livro". Estava a ler o último livro da Tânia Ganho,"0 Meu Pai Voava" (opinião aqui), em que numa das suas páginas refere este. O tema é pesado, sobretudo se sofremos recentemente o luto de algum familiar, em particular o pai.

Como não foi o caso, consegui distanciar-me o suficiente para apreciar a leitura de ambos com a devida distância. Este é um livro escrito na primeira pessoa onde se mesclam sentimentos muito intensos de choque, pena, dor, raiva, saudade e impotência. Chimamanda sabe verbalizá-los e colocá- los no papel, o que pode ajudar quem lê a interpretar os seus próprios sentimentos. 

O pai de Chimamanda morreu durante a pandemia, longe da autora, o que fez com que surgissem várias situações que dificultaram o processo de luto, nomeadamente as deslocações que estavam restringidas, o que fez com que Chimamanda não estivesse junta com sua família para receber e dar apoio.

Escrito com muita sensibilidade e, mesmo sendo composto por textos curtos, essa delicadeza passa para o leitor. Gostei muito.

"Escrevo sobre meu pai no pretérito e não consigo acreditar que escrevo sobre o meu pai no pretérito."

Terminado em 9 de Agosto de Agosto de 2024

Estrelas: 5*

Sinopse

No dia 10 de junho de 2020, na Nigéria, o académico James Nwoye Adichie morreu subitamente.Chimamanda Ngozi Adichie, sua filha, partilha connosco os efeitos devastadores que esta morte teve em si. Tece na sua própria experiência os fios da história da vida do pai até aos seus últimos dias, já em confinamento, em que conversava com os filhos e os netos por videochamada.  Notas sobre o Luto é um tributo a uma vida vivida em pleno. É a história do amor imenso de uma filha por um pai. Ao falar-nos sobre uma das experiências humanas mais universais, é um livro sobre aquilo que nos une a todos.

Cris

2 comentários:

  1. Acredito que seja um livro muito interessante de ler
    .
    Saudações cordiais e poéticas. Feliz fim de semana.
    .

    ResponderEliminar
  2. Como todos nós passámos ou passaremos pelo luto, este e outros livros poderão ser uma ferramenta para nos ajudar a lidar com o mesmo.

    ResponderEliminar