Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

"O Meu Pai Voava" de Tânia Ganho

Ponto 1: Se a Tânia escrevesse uma lista telefónica, eu iria comprá-la e lê-la. 

Ponto 2: A frase anterior reflete o respeito e a admiração que tenho por esta autora e pela mestria da sua escrita. 

Ponto 3: Gosto muito de a ouvir falar, perco-me nas suas palavras. Ia de propósito a um clube de leitura na Biblioteca da Amadora, organizado por ela, e agora vou à Livraria Buchholz. Os temas escolhidos são sempre muito abrangentes e as opções de leitura são variadas. Ouvi-la é um prazer.

E agora sobre este livro...

Um livro num formato pequeno mas que revela tanto! Escrito de uma forma intimista, revelador de uma profunda admiração pelo seu pai, recentemente falecido, é um livro de memórias. As suas, porque a memória é algo muito próprio e pessoal, porque as outras pessoas que lidaram com ele terão certamente outras.

Foi um deitar cá para fora de acontecimentos, sensações e marcas sobre alguém que a autora amava. É um livro sobre o luto, a perda, sobre a doença, sobre o "nunca mais", sobre as lições deixadas através do exemplo. É sobre o amor, sobretudo!

E é com esse sentimento que se termina este livro. Amei! Capa belíssima (foto real).

"Depois deixou de encontrar palavras e apontava simplesmente.(...) As palavras foram-lhe morrendo, uma a uma, até restar o silêncio. Um silêncio impotente e aterrador. Deixou de sorrir com os olhos." Pág. 30

"(...) mas ensinou-me essa lição, que infelizmente, noutros momentos da minha vida, ignorei: Ouve a tua intuição." Pág. 74

Terminado a 19 de Julho de 2024

Estrelas: 6*

Sinopse
"Não sei para quem escrevo estas palavras.
Para ele, talvez.
Desde que morreu, escrevo sem parar.
Escrevo para recuperar o fulgor com que ele viveu."

Cris

3 comentários: