Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

quarta-feira, 4 de maio de 2022

"É Tempo de Reacender as Estrelas" de Virginie Grimaldi

Confesso que fui apanhada de surpresa por esta história. Esperava-a leve, ligeira. Era isso que me apetecia ler. E é-o em grande parte mas é tão mais que isso!

Possui um humor que me encantou, que me fez sorrir amiúde com frases muito cómicas, bem pensadas e certeiras. Para além desta leveza que procurava, começaram a surgir temas mais fortes, sérios ecom os quais nos identificamos e que imprimiram um ritmo acelerado à leitura. Capítulos curtos, três narradoras que se vão dando a conhecer.

Uma mãe e suas duas filhas, uma vida de trabalho, dura, dívidas que crescem como uma bolinha de neve. Desemprego. Quando a vida nos empurra para um precipício e quando queremos alterar comportamentos e atitudes, que fazer? Que priorizar? Uma viagem numa autocaravana, tempo para ver, reparar nas belezas naturais, mas sobretudo tempo para estar com a família, saber estar, saber ouvir, saber amar.

Um livro que me surpreendeu muito! Uma amiga associou-o aos livros de Frederik Backman pelos comentários que eu ia fazendo aquando da leitura. E não é que achei que tinha razão? Um tema aparentemente tratado com ligeireza mas que aborda assuntos actuais, sérios. Frases que nos prendem e que nos fazem pensar ao mesmo tempo que somos bombardeados com um humor muito peculiar que nos faz sorrir.

Gostei tanto deste livro! Que boa surpresa foi! 

Dica que vos deixo: vão acompanhando a viagem que esta família vai fazendo com o Google Maps, por exemplo, e assim podem admirar e ficar a conhecer cantinhos deste nosso mundo verdadeiramente maravilhosos, cheios de beleza.

Terminado em 25 de Abril de 2022

Estrelas: 6*

Sinopse

Anna, Chloé, Lily. Três mulheres, três gerações, três vozes que dialogam. Uma história plena de humor, amor e humanidade, que nos faz querer dizer aos nossos entes queridos que os amamos.

No dia em que tudo desmorona sobre ela, Anna percebe que está prestes a perder o que mais ama no mundo e pelo qual suportou o cansaço e a frustração: as filhas. Superando medos e ataques de pânico, toma uma decisão louca e imprudente: mete-se com as filhas numa autocaravana e parte numa viagem para a Escandinávia. É o início de uma aventura cheia de surpresas hilariantes e encontros comoventes, um corpo a corpo que verá mãe e filhas colidirem no presente e discutirem os segredos do passado, para depois aprenderem a conhecer-se e a ouvir-se.

Cris 

3 comentários:

  1. Olá, parece bem interessante este livro!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Tão bom quando somos assim surpreendidos.

    ResponderEliminar
  3. Quando tomei conhecimento deste livro, pensei que seria uma leitura leve que não acrescentaria grande coisa. Afinal, parece que é mais profundo que a minha ideia inicial. Ainda bem que assim é.

    ResponderEliminar