Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

quinta-feira, 10 de setembro de 2020

"Taprobana" de Eduardo Pires Coelho

Já aqui tenho dito que gosto muito quando um livro, logo no seu início, me prende a atenção e

que, depois de terminado, sinta que aprendi alguma coisa com ele. Esta aprendizagem pode ser, inclusivé, em relação aos sentimentos humanos, às vezes tão difíceis de traduzir e de expressar.

Com o "Taprobana" o nível de aprendizagem englobou dois níveis de conhecimentos: o primeiro, como o título indica, em relação à História de Portugal e, o segundo, em relação ao comportamento humano, cuja ambição desmedida e gula pela riqueza, pode levar - como todos sabemos - a actos condenáveis e horrendos.

Não tinha ideia que "os nossos" portugueses tivessem andado pelo Sri Lanka (antigo Ceilão) por volta do séc XVI, nem das lutas travadas para dominar povos e culturas locais. Por outro lado, o autor soube, lindamente, mesclar um relato histórico dos acontecimentos da época com vários aspectos psicológicos da condição humana mostrando-a no seu melhor e no seu pior, também. 

Crime, mistério, romance e História, unidos para contribuírem para umas boas horas de leitura!

Um aspecto mais prático que ajuda muito na leitura e que me agradou bastante, é o facto de existirem notas de pé de página que situam o leitor e o impedem de perder tempo. Uma coisa tão simples para a qual as editoras deviam ter mais atenção. Parabéns, Oficina do Livro!

Terminado em 4 de Setembro de 2020

Estrelas: 5*

Sinopse

Ernest Fonseka – médico e cientista do Sri Lanka a trabalhar em Portugal – é encontrado morto no momento em que vários dos seus pacientes terminais melhoram subitamente. A coincidência leva um alto funcionário da instituição, Rui Fernandes, a realizar um inquérito e a concluir que, na verdade, Ernest estava a testar um medicamento desconhecido, misteriosamente ligado à floresta do Sri Lanka. No cerne do enigma está Mafalda de Castro, uma jovem mestiça que, em finais do século xvi, testemunhou os desencontros entre os vários reinos dessa ilha que se chamou Taprobana e assistiu à sua ocupação pelos Portugueses, para depois se apaixonar por um fidalgo.

A pesquisa dos documentos encontrados no apartamento de Ernest revelará factos surpreendentes; mas, no rasto desse segredo guardado há séculos, Rui não escapará a um turbilhão de acontecimentos e perseguições, nem ficará a salvo do perigo e das malhas do amor.

Cris

3 comentários:

  1. Boa tarde!
    Interessante publicação! Adorei :))
    -
    Sonhava ser ...
    .
    Beijos, e um excelente dia :)

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante, gostaria de ler o livro para conhecer um pouco melhor parte da nossa História!

    ResponderEliminar
  3. Também adoro sentir que aprendi mais com as minhas leituras. Pela opinião e sinopse, penso que iria gostar de o ler.

    ResponderEliminar