Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

terça-feira, 15 de setembro de 2020

A Convidada Escolhe: "Apneia"

Este livro debruça-se sobre um tema muitissimo actual nos nossos dias, o divórcio e a luta pela custódia

dos filhos.

Retrata o caso de um casal, que se torna incompatível  e onde um dos pais  tenta prejudicar o outro a todo o custo numa luta suja em que o prémio é o filho tratado como um joguete nas suas mãos.

Confesso que me custou a terminar esta leitura , perto do meio pensei abandoná-la mas como isso é algo que não gosto de fazer, preserverei e lá o consegui terminar, o que se deveu sem dúvida a uma escrita cuidada e envolvente.

Foi difícil de ler pela abordagem do tema que por vezes pensei ser demasiado exagerada.

A guerra do casal pela guarda do filho pequeno é descrita exaustivamente e de forma algo repetitiva.

A autora quis mostrar-nos  o calvário que muitas mães, (certamente também muitos pais), passam nesta luta sem tréguas para ganhar em tribunal a guarda dos seus filhos, um processo penoso que parece não ter fim nos meandros da justiça,  entre advogados, psicólogos e juízes.

Não  querendo desvalorizar a pesquisa feita e sabendo que há casos verdadeiramente trágicos nestes divórcios com filhos,  a "demonização" total do pai e a vitimização da mãe e do filho foram- se tornando penosas ao longo da leitura, mas o que não gostei mesmo foi do desfecho que achei despropositado.

Marilia Gonçalves 

3 comentários:

  1. Já li boas opiniões sobre a escrita desta autora pelo que tinha vontade de ler este livro. Depois de ler a opinião fiquei na dúvida se gostarei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espera para decidires quando sair a minha opinião ainda esta semana... eu adorei! 6* beijinhos

      Eliminar
    2. Alexandra Guimarães, só há uma maneira de tirar as teimas, é lendo! Eu é a Cris temos em relação a esta leitura opiniões mesmo muito diferentes, eu não detestei mas retirava lhe muitas páginas e mudava o fim!

      Eliminar