Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

domingo, 27 de setembro de 2020

Ao Domingo com... Susete Lourenço

Quem sou eu?

Olá sou a Susete Lourenço, e a organização esteve sempre presente na minha vida. Nunca me senti bem em espaços com muita tralha e não podia ver uma gaveta por arrumar.

Levou-me o destino a escolher a área da organização da documentação, onde trabalhei durante 24 anos.

Como estagiária, na Biblioteca do ISCTE, no primeiro emprego na Bolsa de Valores de Lisboa no Centro de Documentação, e depois na Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários – CMVM, também na Biblioteca e Arquivo, como responsável das duas áreas.

No último ano de permanência na CMVM, não me sentia realizada, precisava de mudar, fazer algo diferente, mas fui ficando. Mudar para onde? A fazer o quê? Resignação.

Em 2016, o desconforto dentro de mim aumentou, a falta de motivação de manhã para ir trabalhar começou a incomodar-me, mas mais uma vez tentei não ligar.

O meu corpo começou a dar-me sinais de que eu não estava bem. Tensão arterial alta, noites que dormia muito pouco, um cansaço sempre presente e um mau humor terrível. Medicada continuei a trabalhar.

Em setembro, senti-me mal: um peso no peito que não me deixava respirar, uma sensação estranha no meu corpo que não consigo adjetivar, e durante uma conversa com um colega de trabalho a minha língua enrolou-se. Acabei por ir ao hospital. Tensão muito alta e “por sorte” como disse o médico não tinha tido um AVC. Ainda hoje não sei explicar muito bem como não aconteceu o pior.

Diagnóstico: cansaço extremo com necessidade de descanso 4 meses em casa, aquilo que agora se chama de “burnout”.

4 meses em casa? E o trabalho? E a Vida?

Mas foi muito importante esta paragem forçada. Repensei muitas coisas, comecei a valorizar e a desvalorizar outras, mas acima de tudo percebi que não estava feliz naquela Vida porque não estava alinhada com o meu Propósito de Vida. Mas o que é isso, Propósito de Vida? É sentir que faz sentido aquilo que fazemos, que muda a minha vida e das outras pessoas. Fazer a diferença, pela positiva.

Regressei ao trabalho, mas nada mais fazia sentido naquela Vida. A minha tensão arterial voltou a subir e eu percebi que tinha de mudar de vida ou poderia não voltar a ter a mesma sorte que tinha tido meses antes. Medo, foi o que senti, mas percebi que tinha mesmo de mudar.

Em agosto de 2017, tomei a decisão consciente e pedi a demissão. Sai sem trabalho, sem ideia do que ia fazer. Mas rapidamente percebi que o que eu queria fazer era ajudar pessoas a serem mais felizes. Percebi que a organização permite além de outras coisas a felicidade e foi assim que encontrei o meu caminho.

Criei a Home Optimizer, em março de 2018. Uma empresa de consultoria na área da organização, onde a nossa missão é inspiramos as pessoas a desenvolverem soluções de organização, para funcionarem melhor e ganharem tempo, bem-estar e qualidade de vida, para que sejam verdadeiramente felizes.

Durante estes últimos anos, fiz formação na área da organização na International Association of Professions Career College, tornei-me a primeira Professional Member em Portugal, da conceituada NAPO – National Association of Productivity & Organizing com o certificado de Live Transitions. A formação continua em áreas e ferramentas complementares para o bom desempenho desta profissão: Feng Shui, Comunicação consciente, Search Inside your self, da Google e outras.

O livro Casa Organizada, Vida Feliz era um sonho que foi sendo adiado, até ao dia que a Editora 20|20, me contactou e desafiou a escrever um livro sobre organização.


E cá está ele, pronto para ser partilhado.

Na primeira parte do livro, partilho dicas e sugestões de organização e limpeza para cada uma das divisões da casa. Para tornar ainda mais fácil a compreensão das sugestões, vou dando exemplos de situações que acontecem lá por casa e de como resolvo cada uma delas. Desta forma, espero conseguir despertar a sua criatividade e imaginação para as suas próprias organizações, mantendo a alma do seu espaço.

Na segunda parte do livro, abordo como a organização pode ajudar em alguns desses momentos de transição, como num processo de luto de um ente querido, num divórcio, na mudança de casa, na saída dos filhos de casa e, por fim, no processo de mudança dos idosos para uma casa de repouso ou para a casa dos filhos.

Dizemos muitas vezes que não temos tempo para nos organizarmos, mas este é um dos melhores investimentos que podemos fazer para ganhar mais tempo livre. Às vezes, as mudanças necessárias podem parecer complicadas, mas, na maioria das vezes, basta apenas alguns pequenos ajustes para fazer a diferença na vida. Ser organizado não é sobre como as coisas parecem ser, mas sim sobre a forma como nós sentimos as coisas. Ser organizado permite-nos ser mais produtivos, tanto na nossa vida pessoal, como na profissional. Existem estudos científicos que comprovam que um ambiente desorganizado torna as pessoas pouco produtivas, pouco felizes, existindo uma má gestão do tempo. Como diz uma colega brasileira, Thais Godinho, «Quem não se organiza, agoniza!». Assumir o compromisso de se organizar pode significar tirar mais proveito da sua vida. Invista na organização da sua vida pessoal e profissional.

A organização muda Vidas, não se esqueça disso.


Susete Lourenço











3 comentários:

  1. Que inspiração. Preciso tanto de mudar profissionalmente e organizar - me...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes ler algo no género ajuda. Por isso quero ler este livro! Beijinhp

      Eliminar
  2. O corpo vai dando sinais de que algo não está bem. Ainda bem que a mudança ocorreu e que a realização veio com ela. Eu também não gosto de estar em ambientes desorganizados.

    ResponderEliminar