Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

sexta-feira, 31 de maio de 2019

"A Paciente Silenciosa" de Alex Michaelides

Lê-se num ápice este livro. As folhas voam. Sentada junto a uma piscina ficou na minha pele gravada a exposição demorada ao sol, tal foi o mergulho que dei neste livro. Em boa verdade estava vento e não dei por me estar a queimar. A leitura, essa sim, queima-nos por dentro. Devora-nos! Li numa tarde e na manhã seguinte. Fim de semana de lazer que aproveitei como desejava. 

Uma mulher mata o marido que amava loucamente e, mesmo sendo acusada de tal, deixa de falar e não se defende. Um psicoterapeuta interessa-se pelo caso e por Alicia. Entre a vida turbulenta dele com um casamento à beira da ruína e a sua infância traumática, e o diário de Alicia, de que Theo desconhece a existência, as páginas voam. A escrita é muito fluida e não há momentos mortos. 

O murro chega-nos a dois terços do final. Não se espera, atinge-nos com força. Só por isso já vale a leitura. Adoro quando isso acontece. "Ah?!!!" - pensamos. "O que é que acabou de acontecer?" Uma reviravolta surpreendente. Depois não me venham dizer que já o esperavam! Serei assim tão básica? Contem-me tudo, quando lerem este livro. Sim, porque vale a pena. Mesmo!

Terminado em 26 de Maio de 2019

Estrelas: 5*

Sinopse
Alice Berenson é uma pintora britânica, jovem e famosa, que vive numa casa sublime nos arredores de Londres com o marido, Gabriel, um conhecido fotógrafo de moda. A vida de ambos parece perfeita. Mas uma noite, quando ele chega a casa depois de uma sessão fotográfica, Alicia mata -o com cinco tiros. E nunca mais diz uma palavra.

A recusa de Alicia em falar e dar qualquer tipo de explicação sobre a tragédia, transforma-se num mistério que prende a imaginação da opinião pública, e confere a Alicia uma notoriedade sem precedentes. O preço dos seus trabalhos artísticos dispara e ela, a paciente silenciosa, é alvo de um mediatismo implacável. Para evitar isso, é conduzida para uma unidade forense de alta segurança no norte de Londres.

Theo Faber, um psicoterapeuta criminal, espera há muito pela oportunidade de trabalhar com Alicia. A sua determinação em convencê-la a falar e a desvendar as razões misteriosas que motivaram o assassínio do marido leva-o por um caminho tortuoso, numa busca pela verdade que ameaça consumi-lo...


Cris

Sem comentários:

Enviar um comentário