Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Mulheres de vida apaixonada de Mª Pilar Q. del Hierro


Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 252
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722346573

Este livro é para quem é apaixonado por História e, também, para quem gosta de histórias. Maria Pilar junta,  aqui, uma série de mulheres e seus destinos, que com força e determinação quiseram comandar as suas vidas, mesmo em épocas que isso não era socialmente correcto, já que o papel da mulher era bem inferior ao do sexo oposto.

É um livro para estar na mesa de cabeceira e é aí que vou manter o meu durante algum tempo. O mais divertido é pegar nele e abri-lo, sorteando uma das histórias verídicas. Já li quase todas e gostei deste método de leitura.

Vítimas de violência, de fanatismo, da intolerância e com destinos trágicos, todas elas são uma verdadeira força da natureza, possuidoras de personalidades fortes, enérgicos e muito empreendedoras. Lutadoras! Lutaram contra a escravidão, a favor de uma igualdade a todos os níveis. 


Desde a lendária Joana D'Arc e Inês de Castro, passando por nomes desconhecidos do público em geral (Hipácia de Alexandria, Cristina de Pisan, Isabella di Morra, Leonor da Fonseca Pimentel, etc), até Indira Gandhi, Diana Spencer e tantas outras que, embora não mencionadas aqui neste post, marcaram e contribuíram para alargar os direitos da MULHER! 

Leitura muito interessante, que se faz naturalmente, sem esforço, porque a escrita desta autora é muito simples mas, simultaneamente, reveladora de muita pesquisa. Para ficar na mesa de cabeceira! Aconselho!


A minha opinião de Memórias da Rainha Santa, uma obra que li desta escritora!

Terminado em 14 de Novembro

Estrelas: 4*

Sinopse

María Pilar Queralt del Hierro reuniu neste livro uma seleção de biografias de mulheres de todas as épocas que se destacaram pelas suas vidas excecionais. O elemento comum da narrativa é o do seu trágico fim. Para Maria Pilar Queralt del Hierro «Como elas, muitas outras mulheres deram a sua vida por um sonho. Umas foram votadas eternamente ao anonimato, outras tornaram-se conhecidas. Justo é, pois, que as recordemos». A biografia de mulheres como Hipácia de Alexandria, Cleópatra, Inês de Castro, Joana d’Arc, Olympe de Gouge, Leonor de Távora, Isadora Duncan, Rosa Luxemburgo, Eva Braun, Diana de Gales, entre tantas outras, poderá ser encontrada neste livro que assinala momentos altos da história no feminino.

Sem comentários:

Enviar um comentário