Digest, uma colecção Livros Condensados, de que faz parte esta história. Ela sabe que o Holocausto é um tema a que recorro muitas vezes. Confesso que nem olhei para as outras histórias… Não conheço a versão completa e não a descobri nas minhas pesquisas. Mas ainda são 130 páginas com uma letra muito miudinha pelo que, creio, o sumo da história estará cá todo.
Não me lembro de ter lido nada especificamente sobre o Holocausto cigano. Claro que o número de mortos (500 mil) não se compara ao dos judeus assassinados mas considero importante este tipo de documentos para que nada seja esquecido. O autor conta-nos que foi contactado num congresso por um homem de etnia cigana, Roman Mirga, dos seus cinquenta e tal anos, que lhe entregou um manuscrito, por ele escrito. Depois de ter conseguido fugir de Auschwitz, Roman manteve-se escondido numa cave de alguém que o ajudou, escrevendo, no final de 1944, tudo o que tinha acontecido à sua família. O seu pedido foi dirigido ao autor para que o livro fosse publicado na América e não apenas na Polónia.
Que dizer sobre mais esta história real, uma das muitas atrocidades que vieram ao mundo muitos anos depois?
Há um sentimento que, verifico nas minhas leituras, imperava na altura e que fez com que estes povos brutalmente assassinados, não reagissem atempadamente: o horror era tão grande que, na maior parte das vezes, duvidavam que os “boatos” que circulavam fossem realmente verdade. E depois, no caso da etnia cigana, eles não eram judeus. Logo, não tinham com que se preocupar, certo? Quando verificavam que corriam perigo o cerco já se tinha fechado.
Se conseguirem encontrar este livro (quem sabe numa estante de um familiar?), leiam esta história. Vale a pena!
Terminado em 21 de Fevereiro de 2025
Estrelas: 5*
Cris
Vou passar este "informação" à minha adolescente que adora livros. Ler!
ResponderEliminar.
Não há como, não temer...
Beijos e uma boa semana.
Parece-me muito interessante, uma vez que também não me lembro de ler nenhum livro especificamente sobre ciganos e holocausto.
ResponderEliminar