Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

sexta-feira, 17 de novembro de 2023

"Um Detalhe Menor" de Adania Shibli

Que livro impactante este! Lido, então, nesta época de guerra na Palestina, foi um murro no estômago! 

Basicamente são contadas duas histórias com um espaço temporal de 25 anos entre elas. A primeira, fala-nos de um crime ocorrido em Agosto de 1949 no deserto de Negueve, em Israel que vitimou uma adolescente - "um ano depois de Nakba, a catástrofe que expulsou mais de 700 mil palestinianos das suas terras, e que os israelitas celebram como a Guerra da Independência". 

Numa segunda parte, muitos anos mais tarde, uma jovem, habitante de Ramallah, Cisjordânia, lê uma notícia sobre esse crime, que teve lugar no mesmo dia do seu nascimento. Esse pequeno detalhe leva-a a tentar saber mais sobre ele e, pedindo um passe a uma colega, entra em Israel e tenta deslocar-se ao local onde tudo se passou. 

E depois há o fim! Abrupto, inacreditável e que nos faz refletir e "viver" um pouco do que se passa hoje em dia. Um final que fica connosco. Aconselho muitíssimo.

Terminado em 27 de Outubro de 2023

Estrelas: 6*

Sinopse

De uma escritora palestiniana um poderoso romance inquietante e sublime sobre a guerra, a violência, a memória e a injustiça. No verão de 1949 – um ano depois da Nakba, a catástrofe que expulsou mais de 700 mil palestinianos das suas terras, e que os israelitas celebram como a Guerra da Independência –,uma unidade de soldados israelitas, ataca um grupo de beduínos no deserto do Negueve, dizimando-o. Entre as vítimas encontra-se uma adolescente que sobrevive ao massacre. É capturada e violada, e depois assassinada e enterrada na areia. É a manhã de 13 de agosto de 1949.
Muitos anos mais tarde, quase na atualidade, uma jovem mulher em Ramallah descobre acidentalmente uma breve menção a esse crime brutal. Obcecada com o assunto, não só devido à natureza macabra do caso, mas também devido ao «detalhe menor» de ter acontecido precisamente vinte e cinco anos antes de ela nascer, irá embarcar numa viagem para tentar desvendar alguns - dos detalhes que envolvem o crime.
Adania Shibli sobrepõe magistralmente estas duas narrativas translúcidas para evocar um presente para sempre assombrado pelo passado. Com uma prosa inquietante e precisa, Um Detalhe Menor evoca a experiência palestiniana do apagamento, da expropriação e da vida sob a ocupação, ao mesmo tempo que revela a complexidade permanente de se juntar as peças de uma narrativa ocultada por fragmentos de linguagem.

Cris


5 comentários:

  1. Fiquei com muita vontade de ler este livro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que não me vou esquecer do final, Alexandra!

      Eliminar
    2. Olá Cristina! Bom, vou ter de comprar esse livro. Ando à procura de uma leitura que me agarre, que deixe memória e com isso me torne uma boa companhia de mim mesma, a “mascar” todas as emoções adquiridas com essa boa leitura! Obrigada pela partilha

      Eliminar
  2. Acredito que seja um livro muito interessante de ler
    .
    Feliz fim de semana.

    .

    ResponderEliminar